Arte & Agenda

Casa de Cultura Mario Quintana abre inscrições para curso “Oliveira Silveira: escritor, negro – a vírgula necessária”

Ministrada por Ronald Augusto, atividade gratuita vai discutir literatura negra, estética e resistência

CCMQ abriga, em seu quinto andar, o Memorial Oliveira Silveira, um espaço de preservação da memória e do legado do escritor
CCMQ abriga, em seu quinto andar, o Memorial Oliveira Silveira, um espaço de preservação da memória e do legado do escritor Foto : Thiele Elissa / Divulgação / CP

O curso “Oliveira Silveira: escritor, negro – a vírgula necessária” será ministrado por Ronald Augusto na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ). Voltados a leitores, pesquisadores, estudantes e interessados em literatura e cultura negra, os encontros acontecem nos dias 14, 16, 21 e 23 de outubro, das 19h às 21h, na Sala Sérgio Napp 1, no segundo andar do edifício. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas neste link.

A atividade tem a proposta de refletir sobre o conceito de literatura negra a partir da obra de Oliveira Silveira (1941–2009), relevante poeta e ativista gaúcho. Reconhecido como uma das vozes centrais da poesia brasileira e militante do movimento da Negritude em Porto Alegre, Silveira foi um dos idealizadores da data de 20 de novembro como Dia da Consciência Negra e destacou-se como pesquisador da cultura afro-brasileira. Sua obra combina excelência literária com profundo compromisso político e social, em uma trajetória que conjuga arte e resistência.

Além disso, a escolha da CCMQ para receber o curso torna-se mais significativa pelo fato de a Casa abrigar, em seu quinto andar, o Memorial Oliveira Silveira – espaço de preservação da memória e do legado do escritor.

Os encontros objetivam discutir como o autor conseguiu equilibrar rigor estético e engajamento, ampliando a compreensão da literatura negra como um campo de luta antirracista, que engloba ainda questões essenciais ao artesanato da poesia. Para isso, Ronald Augusto também apresentará obras de outros escritores, como Eliane Marques e Marcelo Ariel, estimulando uma leitura crítica.

Veja Também

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste domingo, dia 16 de novembro de 2025

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio