Arte & Agenda

Casa de Cultura Mario Quintana inaugura jardim sensorial

Terraço localizado no 7º andar será inaugurado às 18h desta terça-feira, dia 25 de novembro, na CCMQ

Terraço Petrobras abriga um jardim sensorial, projetado para estimular os cinco sentidos com plantas nativas e caixas de seixos rolados, areia, saibro e brita na CCMQ
Terraço Petrobras abriga um jardim sensorial, projetado para estimular os cinco sentidos com plantas nativas e caixas de seixos rolados, areia, saibro e brita na CCMQ Foto : Gui Rangel / Divulgação / CP

Como parte das comemorações dos 35 anos, a Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), inaugura nesta terça-feira, 25, às 18h, o Terraço Petrobras. Com vista panorâmica de Porto Alegre, o jardim sensorial fica no 7° andar e propõe um refúgio para contemplação e descompressão. Além de explorar os aspectos visuais da Casa, o local conta com um jardim que estimula o olfato, o tato, a visão, a audição e o paladar, reunindo plantas nativas do RS, além de caixas de seixos rolados, areia, saibro e brita.

Durante o evento que marca a abertura do novo espaço, a sutilizadora corporal e artista Carina Sehn, e a compositora e designer de sons Carina Levitan vão ministrar a performance “Escuta do Agora no Jardim Sensorial”. A meta é oferecer um tempo de pausa e sintonia com estímulos sensoriais, como uma forma de contemplação e conexão com a natureza por meio dos cinco sentidos. A performance inclui a distribuição de mudas de plantas presentes no local.

O novo espaço da CCMQ valoriza a biodiversidade, reunindo espécies dos biomas Pampa e Mata Atlântica, como Erva Pompom, Farroupilha, Íris, Butiá, Erva-Mate, Guaimbé e Capim dos Pampas. Assim, estimula os sentidos por cores, aromas, texturas, sons e sabores, seja pela vegetação ou pelos percursos no terraço. Em caso de chuva, a inauguração será mantida e a ação será no espaço interno em frente ao jardim.

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quinta-feira, dia 4 de dezembro de 2025

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio