Casa de Cultura Mario Quintana sedia Feira Medieval

Casa de Cultura Mario Quintana sedia Feira Medieval

Evento com música, dança, literatura e artesanato ocorre neste sábado

Correio do Povo

Bando Celta fará dois shows no evento: na abertura, ao meio-dia e também às 19h.

publicidade

O RS Criativo e a Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) realizam neste sábado, das 10h às 21h, a Feira Medieval - Edição Suíça. O evento, produzido pelo Bando Celta, acontece com entrada franca, na Travessa dos Cataventos. Entre atrações de música, dança, palestras, literatura e oficinas, o evento reúne artesãos e expositores de produtos temáticos, que vão do vestuário à decoração, além de terapeutas holísticos e artigos místicos.

Além de dois shows do Bando Celta, às 12h e às 19h, está prevista uma intensa programação artística. A atriz Alegna Rellin apresenta a performance “O Dragão Negro”. A Escola Najma Safi mostra dança e música e Árabe. O evento também recebe o Grupo de Danças Ciganas, que integra um Projeto de Extensão da Ufrgs, Belly Dance e Dança Tribal com o Grupo Zahira Razi.
Ao longo do dia, as atividades combinam a magia dos tempos, povos e culturas ancestrais – tão presentes na literatura de ficção, no cinema, nos seriados e jogos da contemporaneidade – à magia da poesia que habita o centra Casa de Cultura Mario Quintana. A Feira Medieval  ganha a identidade de Edição Suíça em função da parceria com a Associação Suíço-Valesana do Brasil, entidade cultural fundada em 1992, durante as comemorações dos 700 anos da Confederação Helvética da Suíça medieval. Com sede na cidade gaúcha de Carlos Barbosa, berço da imigração suíço-valesana no RS, se dedica à preservação das tradições do país alpino. Para aprofundar o tema, a entidade realiza palestras durante a feira, apresentando aspectos da Suíça na era medieval e da Imigração Suíça no Brasil.

Também no local, produtos artesanais, livros e  oficinas de arqueísmo, com o historiador e arqueólogo Jefferson Zuch, das 10h às 18h, além de leitura de cartas ciganas, tarot e massagem. O músico, arte-educador e produtor cultural Renato Velho, líder do Bando Celta, comemora o retorno dos eventos presenciais e a retomada da sequência de mais duas dezenas de feiras medievais realizadas, desde 2016, em 12 municípios do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. “As feiras medievais, ao reunirem artistas e artesãos, envolvem todo esse caráter orgânico que se pretende com as iniciativas de economia criativa. É uma grande cadeia de pessoas, fazendo a economia girar de forma sustentável com sua arte, saberes e fazeres”, afirma Renato.

Programação
10h - Abertura, início da oficina de arqueirismo e recepção do público pela Cigana Selenna
11h30 - Performance de dança “O Dragão Negro”, com a atriz Alegna Rellin
12h - Show do Bando Celta
13h - Apresentação da Escola Najma Safi, Dança Música e Árabe
14h - Palestra “A Suíça na Era Medieval”, com a Professora de História da Unisinos, Sirlei Teresinha Gedoz (Sala Sérgio Napp 1, 2º andar da CCMQ)
14h15 - Danças Ciganas (Projeto de Extensão da Ufrgs)
14h20 - Palestra “A imigração Suíça no RS”, com o pesquisador Adonis Valdir (Sala Sérgio Napp 1)
14h30 - Performance de dança “O Dragão Negro”, com a atriz Alegna Rellin
14h45 - RPG – atividade interativa com o escritor Athos Beuren
15h - Palestra “A imigração Suíça na Serrinha/Guaíba”, com o historiador Valdivino Rodrigues da Silva (Sala Sérgio Napp 1)
15h30 - Palestra “Os 30 anos da ASVB”, com o Pe. Agostinho Sauthier Sala Sérgio Napp 1)
16h - Dança Circular Celta e Danças Ciganas
16h30 - Belly Dance
17h30 - Apresentação da Escola Najma Safi, Dança Música e Árabe
18h - Grupo Zahira Rahzi – Dança Tribal
19h - Show do Bando Celta
21h - encerramento


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 30 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895