Celebrações do Dia Nacional do Samba lotam a agenda cultural de Porto Alegre no domingo

Celebrações do Dia Nacional do Samba lotam a agenda cultural de Porto Alegre no domingo

Instituto Brasilidades encerra a comemoração recebendo o bloco de percussão Turucutá

Correio do Povo

Cantora e atriz Glau Barros recebe um time de mulheres que conquistou lugar de destaque no cenário do samba

publicidade

O Dia do Samba foi criado para homenagear Ary Barroso, em 2 de dezembro de 1940, quando o compositor visitou Salvador pela primeira vez, um ano após ter lançado “Aquarela do Brasil”, clássico eternizado no cancioneiro brazuca. A festa se espalhou e em 1963 foi instituído o Dia Nacional do Samba, com amplas comemorações. Em Porto Alegre, vários eventos foram elaborados para comemorar a data.

Na Quadra da Banda Saldanha (Padre Cacique, 1355), de 11h30min em diante, tem “Quintal do Pagodinho & GaloCantô”, com Andrey e banda (12h), Bem à Vontade (14h), Roda de Samba do Temperô (17h), Samba Lelê (19h), Gabby Moura, Quintal do Pagodinho (20h) e GaloCantô (22h). A festa terá as participações de Anderson Tatu, Márcio Jaguarão, Ronaldinho SambaSim e Carlinhos Presidente, dentre outros nomes.

Nego do Borel é a atração principal da Feijoada com Samba, que chega à 6ª edição em grande estilo, das 13h às 23h, na Marina Navegantes São João, situada na Ilha do Pavão (informações via 99991-0682). O funqueiro cantará hits, como “Não Me Deixe Sozinho”, “Hoje é Dia de Maldade” e “Você Partiu Meu Coração”, com muitas coreografias. Outra feijoada marca a data, promovida pela Imperadores do Samba em sua quadra, na Padre Cacique, 1567, das 12h às 15h30min.
Apresentam-se a Velha Guarda Musical e grupo-show da escola, Bambas da Orgia, Praiana, além de bandas de samba.

No Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, das 15h às 20h, o Instituto Brasilidades, encerra a agenda alusiva aos seus dez anos de trajetória, recebendo o bloco de percussão Turucutá, com entrada franca. Já no Espaço 373 (Comendador Azevedo, 373), das 18h às 20h, Glau Barros convida um time de mulheres que tem no samba sua inspiração maior. São carnavalescas, intérpretes, instrumentistas e compositoras: Guaíra Soares, Drika Carvalho, Dina Fagundes e Negras em Canto, entre outras presenças.

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895