Arte & Agenda

Centro Cultural da UFRGS abre inscrições para edital anual de ocupação

Até 23 de março, a comunidade em geral pode propor atividades artístico-culturais a serem realizadas no espaço.

Estão abertas as inscrições do Edital de Ocupação 2025 do Centro Cultural da UFRGS
Estão abertas as inscrições do Edital de Ocupação 2025 do Centro Cultural da UFRGS Foto : Bruna Fraga / Divulgação / CP

Estão abertas as inscrições do Edital de Ocupação 2025 do Centro Cultural da UFRGS, com o objetivo de disponibilizar espaço para a realização de atividades artístico-culturais. Até o dia 23 de março, tanto integrantes da comunidade interna da UFRGS quanto coletivos artísticos, pessoas físicas ou jurídicas não vinculadas à Universidade podem submeter propostas de ações a serem realizadas entre os meses de junho de 2025 e abril de 2026. O edital e o formulário de inscrição estão disponíveis no site.

Serão selecionadas até 20 atividades artístico-culturais que tenham como elementos transversais a inclusão social, diversidade, pluralidade e sustentabilidade, nas seguintes áreas de atuação: artes cênicas (circo, dança, teatro); artes visuais; culturas populares e saberes tradicionais; cultura e emergência climática; literatura; música; e políticas culturais e gestão da cultura. As propostas podem ser de atividades pontuais (palestras, seminários, debates, rodas de conversa, saraus e lançamentos de obras), de média/longa duração (grupos de estudos, ensaios e desenvolvimento de processos criativos) ou de exposições.

O Centro Cultural da UFRGS (Rua Eng. Luiz Englert, 333) está situado em um prédio histórico do campus central – o antigo Instituto de Química Industrial –, que foi inteiramente restaurado e conta com recursos de acessibilidade. Possui múltiplos ambientes, cada um deles identificado com nomes de árvores brasileiras, constituindo infraestrutura ideal para abrigar a cultura pulsante na Universidade. Inaugurado em 2018, é palco de uma série de ações que fazem parte da vida cultural de Porto Alegre. O espaço é gerido pelo Departamento de Difusão Cultural (DDC) da Pró-Reitoria de Extensão (PROREXT) da Universidade.

Serviço:

Edital de Ocupação 2025 | Centro Cultural da UFRGS
Inscrições abertas até o dia 23 de março
Disponível em ufrgs.br/difusaocultural/centrocultural

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quinta-feira, dia 4 de dezembro de 2025

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio