Durante todos os sábados do mês de agosto, o Centro Cultural Moinho da Cascata, em Caxias do Sul, recebe a terceira edição da Mostra Arte na Margem, que trará uma seleção de espetáculos do repertório do Grupo Ueba Produtos Notáveis. Serão cinco peças teatrais encenadas pelo elenco do grupo, com entrada gratuita. Os espetáculos são destinados ao público de todas as idades.
A estreia do projeto, que é financiado pela Lei de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul (LIC) com apoio cultural do Instituto Elisabetha Randon, Cenci Dicriare e Orquídea, será com uma peça inédita para o público de Caxias do Sul: O Pé de Feijão Mágico. A produção estreou no último ano, já teve mais de 30 apresentações pelo Rio Grande do Sul e agora, pela primeira vez, terá exibição aberta ao público em Caxias.
O Pé de Feijão Mágico é uma adaptação do clássico conto infantil e infantojuvenil "João e o Pé de Feijão". O Grupo Ueba revisita essa história centenária, trazendo-a para um contexto teatral contemporâneo, com música ao vivo e a participação ativa do público, proporcionando uma experiência divertida e reflexiva sobre honestidade, perseverança e aprendizado. Na montagem do Grupo Ueba, a protagonista planta seus feijões mágicos e, com a ajuda de um gigante, agora seu amigo, busca combater a desigualdade e promover bons hábitos para a vida. A adaptação destaca a importância da cooperação, coleguismo e sustentabilidade.
As apresentações são sempre às 16h, livres para todos os públicos, exceto a de encerramento, que acontecerá às 18h e é indicada para maiores de 12 anos. Um segundo momento desta edição da Mostra acontecerá em novembro, com três apresentações da peça Vivita – A Noiva do Sol.
O espaço permanece aberto ao público aos finais de semana, das 14h às 19h. Além das apresentações culturais, a comunidade caxiense e regional pode aproveitar os outros atrativos do Moinho. A abertura do local aos finais de semana integra as diversas atividades programadas para celebrar os 20 anos do Grupo Ueba e os 10 anos em que o grupo teatral ocupa o espaço.
Fundado há 20 anos por Aline Zilli e Jonas Piccoli, o Grupo Ueba é reconhecido pelas produções teatrais inovadoras, com contribuição significativa para a cena cultural local. Além do destaque reconhecido e premiado no teatro, com peças de produção autoral que já circularam por todas as regiões do Brasil e também em outros países, o grupo tem incursão na literatura e no cinema. Há 10 anos, o Ueba ocupa as instalações do Centro Cultural Moinho da Cascata.
PROGRAMAÇÃO DA MOSTRA ARTE NA MARGEM – 3ª EDIÇÃO
- 03/08, 16h – O Pé de Feijão Mágico
- 10/08, 16h – Mapa para Brincar
- 17/08, 16h – O Incrível Caso do Sumiço das Letras
- 24/08, 16h – O Torto da Rima Torta
- 31/08, 18h – O Templário