Cia de Mulheres promove encontro entre artistas no Teatro de Arena

Cia de Mulheres promove encontro entre artistas no Teatro de Arena

Atividades fazem parte da 3ª edição da Semana da Mulher

Por
Correio do Povo

Cia de Mulheres promove encontro entre artistas no Teatro de Arena


publicidade

Dentro da programação da 3ª edição da Semana da Mulher, o Teatro de Arena (Avenida Borges de Medeiros, 835 – Escadaria do Viaduto) oferece atividades temáticas ao longo desta semana. Debates sobre direitos femininos e o papel das mulheres na arte serão realizados após apresentações artísticas. Nesta segunda-feira, a Cia de Mulheres promove um encontro entre artistas que trabalham em distintas áreas e têm como fio condutor as experiências em cena, com uma mostra de pesquisas e processos de escrita e dramaturgia. São pequenos solos onde cada uma fala de seus processos e técnicas e interpretam dramaturgias autorais em diversas linguagens como a atuação, a dança, o rap, a performance, a poesia e a música. 

Este encontro de hoje abrange a criatividade em diversos, a partir das 20h. Em cena, a produção autoral das artistas Raquel Grabauska, Mirna Spritzer, Maria Albers, Daniele Zill, Suzane Cardoso, Aline Ferraz, Temis Nicolaidis, Anandreia Altamirano, Juçara Gaspar e da banda Minervas. Assinam a produção desta reunião do coletivo Juçara Gaspar, Raquel Grabauska e Kátia Bressane.

As atividades da Semana da Mulher promovidas por instituições ligadas à Secretaria de Estado da Cultura seguem até a sexta-feira, com as intervenções culturais, sempre das 20h às 22h, com diferentes temáticas, no Teatro de Arena. Nesta terça, no mesmo horário e local, serão realizadas apresentações musicais de Blanca Queiroga, Regional de Choro & Samba, Valéria Barcellos, Mulheres do Samba Sul, além de Camila Lopez com um tributo a Elis Regina. A roda de conversa será mediada por Isabel Nogueira.

Dança e homenagem

Na quarta-feira, será o dia da dança; na quinta; dia da escrita e poesia; e na sexta-feira, do circo. No sábado, dia 14, ocorrem oficinas das 9h às 17h. Às 18h, uma feira precede o início do “Eva Diva”, festival feminista independente, às 19h. As criações presentes terão o objetivo de ressoar a luta pelo protagonismo feminino na política e na cultura.

Outro espaço, o Museu da Comunicação Hipólito José da Costa (Rua dos Andradas, 959), também integra a programação. Hoje, às 13h30min, o museu presta homenagem às mulheres que dedicaram suas vidas ao compromisso de preservar a memória da comunicação gaúcha. E, no dia 13, às 14h, haverá roda de conversa com a temática “Mulheres, Comunicação e Assédio” e a presença das jornalistas Renata Medeiros e Iara Bendat.

No Museu de Arte do Rio Grande do Sul, Margs (Praça da Alfândega, s/nº), amanhã haverá novo encontro, às 16h, sobre a mostra “Mulheres artistas: questões atuais – Interseccionalidade”. Este será o segundo encontro do mês (o terceiro será no dia 17). Estes encontros propõem uma reflexão sobre a necessidade de pensar em feminismos no plural e discutir questões pertinentes à condição das mulheres na atualidade. O ciclo ocorre no auditório do museu. As vagas são por ordem de chegada e limitadas a 60 lugares.


A Cinemateca Paulo Amorim, no térreo da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736), vai exibir e debater dois filmes: “Uma Mulher Fantástica”, no dia 17 de março, e “Estrelas além do tempo”, no dia 18 deste mês, sempre às 19h30min.