Ciclo de cinema espanhol contemporâneo está na Cinemateca Paulo Amorim

Ciclo de cinema espanhol contemporâneo está na Cinemateca Paulo Amorim

Panorama de cinema autoral feito na Espanha é exibido de hoje a domingo

Correio do Povo

Cena do filme 'Mais uma Vez', que aborda a vida de imigrantes

publicidade

A Cinemateca Paulo Amorim recebe, de hoje a domingo, a Mostra de Cinema Espanhol Contemporâneo. Apresentada pelo Instituto Cervantes no Brasil, este pequeno ciclo reúne as produções de quatro jovens realizadores e oferece um panorama do cinema autoral feito na Espanha atualmente. “Trata-se de um excelente registo de histórias e personagens que descrevem a sociedade espanhola com as suas alegrias, mas também com os seus problemas”, conforme o catálogo de apresentação dos filmes.

A Sala Norberto Lubisco integra a Cinemateca Paulo Amorim, localizada na Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736), Centro Histórico, Porto Alegre. Todos os títulos serão exibidos com legendas em português e com ingressos a R$ 7,00.

Confira os filmes da programação:

Dia 23/03, às 19h, na Sala Norberto Lubisco:

MAIS UMA VEZ (Una Vez Más – Espanha, 2019, 110min). Direção de Guillermo Rojas, com Silvia Acosta, Jacinto Bobo. Livre.

Sinopse: Abril volta a Sevilha para o funeral de sua avó. Confrontada com sua antiga vida, ela começa a pensar em recuperar tudo o que deixou quando foi para Londres em busca de um futuro. Ela está zangada com Daniel, seu ex-namorado, mas juntos eles refazem passos antigos, pensando no que tinham, em contraste com seu presente e suas novas vidas.

 

Dia 24/03, às 19, na Sala Norberto Lubisco:

A VIDA ERA ISSO (La Vida era Eso – Espanha, 2020, 109min). Direção de David Martín de los Santos, com Petra Martínez e Anna Castillo. 14 anos

Sinopse: Em um hospital na Bélgica, os destinos de María e Verónica, duas imigrantes espanholas, se cruzam: María veio na onda de migração dos anos 1970, enquanto Verónica enfrenta as faltas de perspectivas para os jovens de hoje. Elas estabelecem um vínculo de amizade muito forte que faz ambas interagirem com suas respectivas famílias.

 

Dia 25/03, às 19h, Sala Norberto Lubisco:

CRÔNICA DE UMA TORMENTA (Crónica de una Tormenta - Espanha, 2020, 83min). Direção de Mariana Barassi, com Ernesto Alterio, Clara Lago e Quique Fernández. 14 anos.

Sinopse: Antônio, o editor-chefe de um grande jornal, deve escolher um sucessor entre Maca, com quem ele compartilha um amor platônico, e Vargas, um jornalista manipulador que conhece todos os truques do livro. Embora Maca seja a candidata ideal, Antonio tem dúvidas sobre sua capacidade de exercer o poder. Em uma noite tempestuosa de Natal, forçados a permanecer no escritório, eles finalmente se conhecem melhor um ao outro.

 

Dia 26/03, às 19h, na Sala Norberto Lubisco:

JOSEFINA (Espanha, 2021, 90min). Direção de Javier Marco, com Emma Suárez e Roberto Álamo.

Sinopse: Juan, funcionário da prisão, observa silenciosamente todos os domingos a visita de Berta, a mãe de um dos prisioneiros. No dia em que finalmente consegue se aproximar dela, ele inventa que tem uma filha dentro da prisão: Josefina. A mentira vai ajudar a preencher o vazio das vidas de ambos.

 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895