Ciclo de filmes destaca parceria do diretor Jacques Demy com a atriz Catherine Deneuve
As sessões ocorrem na Cinemateca Capitólio a partir desta quinta-feira
publicidade
A partir desta quinta-feira, a Cinemateca Capitólio exibe o ciclo "Demy & Deneuve", com cópias restauradas dos filmes "Os Guarda-Chuvas do Amor", "Duas Garotas Românticas" e "Pele de Asno". São três musicais dirigidos por Jacques Demy e protagonizados pela diva Catherine Deneuve. Com apoio do Institut Français e da Aliança Francesa Porto Alegre, a mostra celebra a semana do dia da "Fête de la Musique”, evento anual da cultura francesa dedicado à arte da música.
A Cinemateca Capitólio (rua Demétrio Ribeiro, 1085), Centro Histórico de Porto Alegre, também apresenta duas estreias na semana. O documentário "Verissimo", dirigido por Angelo Defanti, e a cópia restaurada de "A Hora da Estrela", célebre adaptação de Suzana Amaral para a obra de Clarice Lispector.
Confira as sinopses dos filmes franceses do ciclo:
OS GUARDA-CHUVAS DO AMOR
(Les Parapluies de Cherbourg)
França/Alemanha Ocidental, 1964, 92 minutos, DCP
Direção: Jacques Demy
Classificação: livre
Geneviève, uma jovem que trabalha na loja de guarda-chuvas de sua mãe, se apaixona por Guy, um mecânico elegante. Seu breve romance é interrompido quando Guy é recrutado para lutar na guerra da Argélia. Grávida, Geneviève precisa escolher entre esperar por Guy ou aceitar outra proposta de casamento.
DUAS GAROTAS ROMÂNTICAS
(Les demoiselles de Rochefort)
França, 1967, 124 minutos, DCP
Direção: Jacques Demy
Classificação: livre
Delphine e Solange são duas irmãs de 25 anos que vivem em Rochefort, na França. Delphine é professora de dança, enquanto Solange ensina piano. Ambas sonham em encontrar um grande amor, assim como os rapazes que chegam à cidade e passam a frequentar o bar da família.
PELE DE ASNO
(Peau d’âne)
França, 1970, 90 minutos, DCP
Direção: Jacques Demy
Classificação: livre
Num reino distante, um Rei promete à esposa doente só se casará novamente se encontrar uma mulher que seja mais linda do que ela. Mas a única que atende essa condição é sua própria filha! Aflita, a Princesa escapa, escondida sob uma pele de asno.