Cine Iberê exibe documentários de Joaquim Pedro de Andrade sobre o Brasil moderno

Cine Iberê exibe documentários de Joaquim Pedro de Andrade sobre o Brasil moderno

Programação ocorre neste domingo, com entrada gratuita

Correio do Povo

"Couro de Gato", de 1961, é um dos filmes selecionados para a sessão

publicidade

Em diálogo com a exposição "Moderna para Sempre", a Fundação Iberê Camargo (av. Padre Cacique, 2000), em Porto Alegre, exibe dois documentários de Joaquim Pedro de Andrade sobre o Brasil moderno. Com entrada gratuita, os filmes serão apresentados neste domingo, às 16h, em uma sessão única, que será comentada pelo sociólogo, professor e doutor em Planejamento Urbano, Eber Marzulo.

Joaquim Pedro de Andrade é considerado por muitos como o mais autêntico precursor do Cinema Novo. Os dois filmes selecionados para a sessão são "Couro de Gato" e "Brasília: contradições de uma cidade nova", documentários da década de 1960 que abordam problemas brasileiros e sobrevivem à mudança dos tempos.

Em "Couro de Gato", de 1961, são retratadas as peripécias de um grupo de meninos da favela que, por necessidade, roubam gatos para vender seu couro para a fabricação de pandeiros e tamborins para o Carnaval. Já "Brasília: contradições de uma cidade nova", de 1967, é estruturado por uma pergunta: uma cidade inteiramente planejada, criada em nome do desenvolvimento nacional e da democratização da sociedade, poderia reproduzir as desigualdades e a opressão existentes em outras regiões do país?

Além da exibição dos filmes, a programação do fim de semana também conta com a oficina de escultura "Inventando Inutensílios", oferecida pelo Programa Educativo. A oficina, destinada a crianças de 8 a 12 anos, tem como objetivo explorar os significados das palavras e das coisas, estimulando a criatividade dos participantes para a criação de esculturas novas inspiradas em objetos já conhecidos. As inscrições são gratuitas pelo link e o ingresso para a atividade é a doção de uma caixa de leite limpa e vazia para o programa.

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta sexta-feira, dia 29 de março de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895