Cineasta alemão Tom Tykwer vai presidir júri do Festival de Cinema de Berlim em 2018

Cineasta alemão Tom Tykwer vai presidir júri do Festival de Cinema de Berlim em 2018

Diretor de "Corra, Lola, Corra" sucederá o holandês Paul Verhoeven

Correio do Povo

Diretor de "Corra, Lola, Corra" sucederá o holandês Paul Verhoeven

publicidade

O alemão Tom Tykwer vai presidir o júri internacional do 68º Festival de Cinema de Berlim, que será realizado entre 15 a 25 de fevereiro de 2018. Diretor de títulos como "Cloud Atlas" e "Corra, Lola, Corra", "é um dos cineastas mais destacados da Alemanha" com nome "consolidado à escala internacional", disse o diretor da Berlinale, como o evento é popularmente conhecido, Dieter Kosslick, em um comunicado oficial. "O seu extraordinário talento e marca comercial inovadores são exibidos em uma variedade de gêneros cinematográficos", completou.

"A Berlinale apoiou desde o início a minha carreira como cineasta. É o meu festival preferido, aquele onde me sinto em casa", afirmou por sua vez o cineasta, citado pela nota. Ele sucede o holandês Paul Verhoeven na presidência do júri. Tykwer, de 52 anos, e seu júri selecionarão o vencedor do cobiçado prêmio Urso de Ouro no evento do próximo ano, que, ao lado de Cannes e Veneza, representa as principais exposições de cinema da Europa.

Tykwer trabalhou como projetista de cinema na capital alemã antes de lançar, em 1998, o inovador "Corra, Lola, Corra". O sucesso desse filme abriu o caminho para sua primeira obra em língua inglesa, "Paraíso", de 2002, com Cate Blanchett como protagonista. Sua adaptação de 2006 do best-seller de Patrick Sueskind "Perfume: The Story of a Murderer", sobre um assassino em série que mata mulheres jovens para capturar seu perfume e o drama de Clive Owen "The International" foram seguidos por dois projetos com Tom Hanks.

Mais recentemente, Tykwer codirigiu 16 episódios de "Babylon Berlim", ambientado na República de Weimar de entreguerras e classificado como a série alemã mais cara de todos os tempos. Após sua estreia na emissora Sky 1, no mês passado, o programa foi vendido para redes de televisão em todo o mundo e estará disponível na Netflix em data ainda não determinada.

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895