Arte & Agenda

Cineasta Andrés Wood faz o resgate afetivo de Violeta Parra

Diretor chileno apresentou "Violeta Se Fué a Los Cielos" no CineCeará 2012

Diretor Andrés Wood apresenta seu filme e fala com a imprensa no CineCeará 2012
Diretor Andrés Wood apresenta seu filme e fala com a imprensa no CineCeará 2012 Foto : Festival Cine Ceara / Divulgação / CP
O 22°CineCeará acompanhou na manhã deste sábado a entrevista coletiva do diretor Andrés Wood, que teve seu filme abrindo o evento. O realizador de "Violeta Se Fué a Los Cielos" falou do seu trabalho e do resgate afetivo que fez da personagem de Violeta Parra.

"Fui aprendendo, cada dia mais", comentou Wood, que também apresentou, na televisão chilena, um especial, em dois capítulos, aproveitando as filmagens do longa. "Fizemos dois roteiros e trabalhamos pensando também no produto da televisão", comentou.

O filme mostra, com sensibilidade e intensidade musical, alguns dos principais momentos da "cantautora" chilena, internacionalizada em sua poesia engajada num universo de sobrevivência e lutas ideológicas. A obra estreia no Brasil na próxima sexta, dia 8 e, segundo o distribuidor brasileiro, chega com 10 cópias.

Encarnando o mito, a atriz Francisca Gavillán dá credibilidade à personagem, com expressões fortes e construções emocionais geradas, inclusive, por sua experiência teatral. A câmara do diretor se fixa em momentos impactantes que constam no livro escrito pelo irmão de Violeta, no qual se baseia o filme. "Não é uma transcrição da obra literalmente falanto", avisa Wood, que já tem viajada pelo mundo com o filme, ganhador do Sundance Festival e de outros festivais.

O CIne Ceará segue hoje com a exibição especial, à noite,  de"Antônio Conselheiro", de Walter Lima Pinto; e de duas produções em competição:  "Distância", de Sergio Ramirez; e "Futuro do Pretérito: Tropicalismo Now!, de Ninho Moraes e Francisco César FIlho. A exibições ocorrem no imponente Theatro José de Alencar, na região central de Fortaleza.

Veja a lista dos filmes em competição no 22º Cine Ceará:


Longas-metragens:

- Bertsolari. Asier Altuna. Documentário. 35mm. 90’. Cor. Espanha. 2011

- Distancia (Distância). Sergio Ramírez. Ficção. 75’. HDV. Guatemala. 2011

- En el Nombre de la Hija (Em Nome da Filha). Tania Hermida. Ficção. 102’. 35mm. Cor. Equador. 2011

- Febre do Rato. Cláudio Assis. Ficção. 35mm. 90’. Preto e Branco. Brasil. 2011

- Fecha de Caducidad (Prazo de Validade). Kenya Márquez. Ficção. 100’. 35mm. Cor. México. 2011

- Futuro do Pretérito: Tropicalismo Now! Ninho Moraes e Francisco Cesar Filho. Documentário. HD. 76’. Cor. Brasil. 2011

- Rânia. Roberta Marques. Ficção. 85’. 35mm. Cor. Brasil. 2011

- Un amor (Um Amor). Paula Hernández. Ficção. 35mm. 100’. Cor. Argentina. 2011

- Violeta se Fue a los Cielos (Violeta se foi para o céu). Andrés Wood. Ficção. 110’. 35mm. Cor. Chile. 2011

Curtas-metragens:

- A Galinha que Burlou o Sistema, de Quico Meirelles (SP, fic/doc, 15min, 35mm, 2012)

- Dia Estrelado, de Nara Normande (PE, ani, 17min, 35mm, 2011)

- Disque Quilombola, de David Reeks (SP, doc, 13min, HDV, 2012)

- Dizem que os Cães Veem Coisas, de Guto Parente (CE, fic, 12min, outro, 2012)

- Lambari, de Márcio Soares (MG, fic, 14min, fic, HDV, 2012)

- Os Lados da Rua, de Diego Zon (ES, fic, 15min, 35mm, 2012)

- Os Mortos-Vivos, de Anita Rocha da Silveira (RJ, fic, 19min, outro, 2012)

- Querença, de Iziane Filgueiras Mascarenhas (CE, fic, 19min58seg, 35mm, 2012)

- Realejo, de Marcus Vinicius Vasconcelos (SP, ani, 12min47seg, HDV, 2012)

- Santas, de Roberval Duarte (RJ, exp, 15min, HDV, 2012)

- Século, de Marcos Pimentel (MG, fic/exp, 11min, 35mm, 2011)

- Três Vezes por Semana, de Cristiane Reque (RS, fic, 15min, 35mm, 2011)


Bookmark and Share

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 21 de outubro de 2026

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio