capa

Cinebiografia "Kardec" estreia nesta quinta nos cinemas

Longa é dirigido por Wagner de Assis e tem Leonardo Medeiros como protagonista

Por
Lou Cardoso

Kardec retrata época em que professor francês realizou pesquisas sobre espiritismo

publicidade

Chega aos cinemas nesta quinta-feira a cinebiografia "Kardec", dirigido por Wagner de Assis e protagonizado pelo ator Leonardo Medeiros. Baseado no livro, “Kardec – A Biografia”, de Marcel Souto Maior, o longa mostra a trajetória do educador frânces, nascido Hypolite Leon Denizard Rivail e depois reconhecido como Allan Kardec, que decodificou o espiritismo e lançou obras famosas como “O Livro dos Espíritos” e "O Livro dos Médiuns".  

O filme remonta a época de 1850, em Paris, em que o até então professor Rivail lecionava em uma escola e sofre com a imposição da igreja Católica nas suas aulas. Adepto da liberdade intelectual e pensamento crítico, o protagonista não concorda com esta "invasão" ao seu trabalho e resolve se aposentar para não ter problemas. No entanto, ele mal esperava que iria envolver-se com outro projeto que também seria perseguido pelas autoridades francesas. 

A pedido de amigos, Rivail mergulha em uma pesquisa sobre o que estava por trás das tais "mesas flutuantes" que abalava a sociedade na época. Contudo, mesmo cético a estes movimentos sobrenaturais, o professor consegue desvendar o "mundo dos espíritos" através de reflexões, pesquisas e métodos que o consagraram e transforma-se, então, no pioneiro nos estudos sobre o espiritismo. 

A produção reconstitui fielmente a época, méritos da direção de arte e fotografia, porém a narrativa apegou-se intensamente ao conservadorismo, o que prejudica o ritmo da história. Por se tratar de uma figura histórica, é compreensível as escolhas seguras com relação ao modo como tudo vai ser retratado, mas faltou frescor e a inspiração que espera-se de cinebiografias. 

Confira o trailer: