Cinema fantástico segue no ambiente virtual
capa

Cinema fantástico segue no ambiente virtual

Longas que contam com a assinatura do Fantaspoa na produção serão exibidos em festivais, como o de Chattanooga (EUA)

Por
Correio do Povo

O curta-metragem ‘Psicopombo’, de Giordano Gio (RS), integra a ‘Antologia da Pandemia’.

publicidade

O Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre (Fantaspoa) apresenta mais uma novidade. A organização do evento, composta pela dupla João Pedro Fleck e Nicolas Tonsho, anuncia o lançamento de dois longas-metragens que carregam sua assinatura na produção: “Skull: A máscara de Anhangá” e “Antologia da Pandemia”. Ambas as obras terão suas primeiras exibições mundiais no festival de cinema fantástico Chattanooga Film Festival, em Tennessee (EUA), que será realizado entre 22 e 25 de maio, em versão on-line. Trata-se do primeiro grande evento de cinema fantástico a realizar uma edição totalmente virtual – apontando alternativas para o futuro dos festivais de cinema.

“Skull: A máscara de Anhangá” é o aguardado segundo longa-metragem de Armando Fonseca e Kapel Furman (apresentadores do programa Cinelab) e foi realizado em coprodução com a Infravermelho Filmes e a Boccato Productions. Narrando a história de uma máscara pré-colombiana que, após possuir um corpo, inicia uma chacina na cidade de São Paulo, o longa conta, em seu elenco principal, com nomes como Natallia Rodrigues (O Doutrinador), Ivo Müller (Hebe) e Ricardo Gelli (10 Segundos para Vencer).

“Antologia da Pandemia” é composto por filmes exibidos no concurso on-line que o Fantaspoa organizou há poucos dias para incentivar cineastas a filmarem suas histórias relacionadas à pandemia, em casa e com os recursos que tivessem em mãos. O resultado conta com 13 curtas-metragens, que formam uma antologia que revela muita criatividade dos realizadores para contornar as limitações impostas pelo isolamento. Estes curtas são oriundos de diferentes países, como Argentina, Brasil, Chipre, EUA, Uruguai e Reino Unido. Entre os brasileiros, estão títulos como “Psicopombo”, de Giordano Gio, “Estúpidemia”, de Junior Larethian, e “Quarentena Sem Fim”, de Fabrício Bittar. O longa, cujos direitos de comercialização internacional foram adquiridos pela canadense Raven Banner Entertainment, será distribuído em território nacional pela O2 Play. Ambos filmes também estarão presentes, entre os dias 22 e 26 de junho, no Marché du Film Online, versão virtual do European Film Market, realizada pelo festival de Cannes (França).