Para fechar o ano de 2016, o Santander Cultural (Sete de Setembro, 1028), em Porto Alegre, numa parceria com o Curso de Realização Audiovisual da Unisinos, exibe a partir desta sexta-feira a 12ª Mostra Unisinos de Cinema. Esta edição reúne três programas com curtas de ficção e um com documentários produzidos pelos alunos, além de exibições especiais com convidados. A programação, com ingressos a R$10,00, encerra com um filme surpresa às 17h do dia 21 de dezembro.
O primeiro grupo de trabalhos dos estudantes é composto por "Nove Meses", que narra a história de Samya, uma mulher ambiciosa que faria tudo por amor, dirigido por Fábio Larrossa e estrelado por Léo Peralte, Anelise Ribeiro, Rafaela Damião e Guilherme Paniz; "O Dia em que Márcio Roubou um Roteiro e Viraram Café Nele", sobre um um ator rouba um roteiro cujo título é seu nome e toda vez que tenta lê-lo, coisas estranhas acontecem. O roteiro e direção são de Leonardo Cappelatti, com Nicolas Vargas, Janaína Pelizzon, Gabriela Camargo e Gabriel Ditelles no elenco.
"Alétheia", que conta com a atuação de Laura Kolesar Ludwig, Ida Celina Weber Silveira, Guilherme Pacheco, Maria Luiza Oliveira da Silva, Kauã Tatsch também está neste gruypo. Dirigido por Camila Daronch, o curta narra as aventuras de Sophia, que, em busca de sua boenca perdida, adentra um mundo paralelo cheio de questionamentos e reflexões. Fechando este grupo, "Waldosia", de Soraia Matia, no qual após o término com Ícaro, Aurora começa a alucinar o mundo à sua volta.
A segunda programação conta com "Camafeu", de Mateus dos Anjos, com Miriã Possani e Pingo Alabarce. Na trama, Ágata tem um camafeu, mas o amigo Gustavo não sabe o que é um camafeu; "Esperando Cecília", no qual Lisandra e Roberto conversam sobre passado, presente e futuro, enquanto Cecília não chega. A direção é de Arthur Freitas, com elenco formado por Áurea Baptista e Álvaro Rosacosta. Já em "Tereza", Ari tenta preencher o vazio deixado pela ausência da esposa realizando as tarefas do cotidiano. A obra tem direção de Juliano Moreira, e Clemente Viscaino, Isabella Sperotto no cast.
Fechando o grupo de ficção, a terceira seção traz "Michel", com Carlos Azevedo, Brayan Ramos, Rodrigo Grings, Edmilson Lopes, e roteiro e direção de Guilherme Novello; "Velha Casa", na qual partidas, reencontros e desencontros fazem parte da vida de Joaquim, que é movido por um único sentimento: a saudade. A direção é de Pedro Clezar, com Eduardo Tramontina, Gabriel Ditelles, Janaína Pelizzon e Lourdes Kauffmann no elenco. "Querida Família", trama em que Augusto, desde pequeno não soube lidar com os problemas de sua famíliam o que reflete em sua vida nos dias de hoje, tem os atores Nicolas Vargas, Madalenna Leandra, Gabriela Goulart, Lucas Kray, Simone Telecchi, Luiz Jacomini, sob direção de Erê Carvalho Zimmer. O último filma da mostra é "Medo do Escuro", no qual a a fascinação de Iris por Alexandra está causando um conflito pessoal que a adolescente nunca havia experimentado antes. O drama é protagonizado por Ana Lua, Júlia Haralambie, Simone Telecchi, Eduardo Fronckowiak, Gabriel Borsatto e Caio Lopes.
Já a programação Documentários traz "Distância", de Vinícius Schmidt Felix, obra na qual Eduardo conhece Maria Eduarda pela internet. Eles se apaixonam, mas 516 quilômetros os separam. Assim como eles, outros casais compartilham suas histórias de relacionamentos à distância; "Galeão Espanhol", onde Gino vive em um ambiente empoeirado, enigmático. Suas fantasias estão à deriva e seu corpo em alto mar. O Galeão está prestes a naufragar. A direção é de Luiz Carlos Wolf e Isabela Alves Prudêncio. "Aos Meus Olhos", de Luciana Abbud, mostra o cotidiano de desenvolvimento e liberdade de expressão de meninos cumprindo medida socioeducativa através de oficinas artísticas, enquanto "Cá com os Meus Botões", de Murilo Bittencourt, mostra a vida de Arno, que tem duas grandes paixões: Ivone, sua companheira, e o futebol de botão, seu vício.
Programação:
16/12:
14h30min 1941 – Uma Guerra Muito Louca, de Steven Spielberg
17h: Encurralado, de Steven Spielberg
19h: Programa Ficção 1 (comentada pelos diretores dos curtas)
17/12:
15h: Reprise Programa Ficção 1
17h: Sessão de debate
19h: Programa Ficção 2 (comentada pelos diretores dos curtas)
18/12:
15h: Reprise do Programa Ficção 2
17h: Sessão Formação
19h: Programa Ficção 3 (comentada pelos diretores dos curtas)
20/12:
15h: Reprise do Programa Ficção 3
17h: Sessão Olhares
19h: Programa Documentários (comentada pelos diretores
21/12:
15h: Reprise Programa Documentários
17h: Sessão-Surpresa
Cinema universitário é destaque no Santander Cultural a partir desta sexta
Programação traz curtas produzidos pelos alunos do Curso de Realização Audiovisual da Unisinos