Cinemateca Capitólio homenageia Moacyr Scliar
capa

Cinemateca Capitólio homenageia Moacyr Scliar

Longas baseados nas obras do escritor serão exibidos nesta sexta-feira

Por
Correio do Povo

Cinemateca Capitólio homenageia Moacyr Scliar

publicidade

A Cinemateca Capitólio (Demétrio Ribeiro, 1085) recebe, nesta sexta-feira, homenagem ao escritor Moacyr Scliar (1937-2011), com as exibições gratuitas, às 20h, do longa-metragem “O Sonho no Caroço do Abacate”, de Luca Amberg, e do curta, “Aventuras no Carnaval”, de Cristiano Trein.

Ambas as produções são baseadas em textos de Scliar. A primeira na obra homônima, lançada em 1998. O curta trata-se de um conto retirado de “Mistérios de Porto Alegre”. É uma comédia que brinca com conceitos freudianos, transformando-os em personagens.

No sábado e no domingo, sempre às 20h, serão realizadas duas sessões da primeira edição do projeto Trilhas Filmadas, com participação de Nando Barth, Lavalle, CoraZonDeLLoco, Phantom Powers e Dominik criando ao vivo uma nova trilha sonora para o clássico alemão “Metrópolis” (1927, 153 minutos), de Fritz Lang. A trama é sobre uma Metrópolis, no ano de 2026, onde os poderosos ficam na superfície, no Jardim dos Prazeres, destinado aos filhos dos mestres.

Os operários, em regime de escravidão, trabalham bem abaixo da superfície, na Cidade dos Trabalhadores. Trilhas Filmadas busca recriar uma atmosfera contemporânea através de breves intervenções sonoras e momentos dedicados a canções autorais. Produção e curadoria de Carlos Ferreira. O valor único promocional do ingresso é R$ 15.