Arte & Agenda

Cinemateca Capitólio promove volta do cinema de rua a Porto Alegre

Espaço dedicado à memória audiovisual gaúcha abre em 27 de março

Prédio passou por uma intensa reforma nos últimos 11 anos
Prédio passou por uma intensa reforma nos últimos 11 anos Foto : Betina Carcuchinski / PMPA / CP
Muito aguardada pela população porto-alegrense, a Cinemateca Capitólio (Demétrio Ribeiro, 1085) inicia suas atividades no dia 27 de março. Após uma cerimônia oficial, o espaço ficará aberto ao público a partir das 19h, horário em que realiza a sua sessão inaugural. Na ocasião, dois filmes serão exibidos, e as salas seguem nos próximos dias com reprodução gratuita de clássicos do cinema.

O ritmo intenso de sessões nos primeiros dias se justifica, pois o local - que antigamente abrigava o Cine-Theatro Capitólio - passou por um amplo e complexo processo de restauração nos últimos 11 anos. Ao longo desse período, o espaço, que era uma das salas de cinema mais luxuosas da Capital, foi recuperando a vocação original de sala de exibição e se transformando em uma cinemateca destinada à preservação da memória audiovisual gaúcha.

Agora, com a inauguração do ambiente, Porto Alegre se torna uma das poucas cidades brasileiras a possuir um grande cinema de rua, o que possibilita às novas gerações o contato com um autêntico memorial da era de ouro da exibição cinematográfica. Porém, mais do que isso, a Cinemateca Capitólio está sendo celebrada por movimentar o cenário cultural porto-alegrense, oferecendo mais opções e informações voltadas à sétima arte.

Além da sala de exibição, o local terá sala de cinema stadium com 164 lugares, biblioteca, sala multimídia, salas de pesquisa, cafeteria, área para exposições e um acervo que reúne diversos materiais, de roteiros a fotografias, de produções gaúchas de cinema e audiovisual. O espaço também passa a ser a sede oficial do Programa de Alfabetização Audiovisual, projeto desenvolvido pelas Secretarias Municipais de Cultura e Educação em parceria com a Ufrgs, que desenvolverá seus projetos habituais e responderá por todas as ações educativas da Cinemateca Capitólio.

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste domingo, dia 18 de outubro de 2026

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio