Cinemateca Capitólio recebe primeira edição do Cineclube Academia das Musas
capa

Cinemateca Capitólio recebe primeira edição do Cineclube Academia das Musas

Projeto debate obras de cineastas mulheres ao longo da história

Por
Correio do Povo

Filme exibido será "O Touro", de 2015, dirigido por Larissa Figueiredo

publicidade

A Cinemateca Capitólio (Demétrio Ribeiro, 1085), em Porto Alegre, recebe nesta terça-feira, às 20h, a primeira edição do Cineclube Academia das Musas, grupo de pesquisa sobre filmes realizados por mulheres em diferentes épocas, contextos e países. A primeira edição investiga o reino encantado que dom Sebastião fundou na Ilha de Lençóis, no Nordeste brasileiro, com a exibição do filme "O Touro", de 2015, e um debate com a diretora Larissa Figueiredo.

A obra retrata a trajetória do rei português dom Sebastião, que perdeu a batalha de Alcácer Quibir e teve seu corpo engolido pelas areias do Marrocos. A partir de então, surgiu o mito de que seu espírito organizou um exército que passou a explorar novas terras, até chegar ao Brasil. Na Ilha de Lençóis, no Nordeste brasileiro, ele teria fundado seu reino encantado, onde, diz a lenda, ele sempre se deixa ver na forma de um touro encantado, aguardando esperançoso que algum corajoso finalmente apareça e o liberte da maldição que o colocou naquela situação.

O longa recebeu o prêmio do fundo suíço Visions Sud Est, foi exibido como work-in-progress (obra em construção) na Carte Blanche do 67º Festival Internacional de Cinema de Locarno e teve sua estreia mundial no 44º Festival Internacional de Cinema de Roterdã, onde foi um dos 12 concorrentes ao Prêmio Fipresci da critica internacional.

A ideia do projeto Academia das Musas é promover uma pesquisa das mulheres que fizeram cinema ao longo da história e de realizadoras atuais, e difundir as suas obras. No início da indústria cinematográfica, as mulheres ocupavam diversas funções, como diretoras, roteiristas e montadoras. Este número foi reduzido drasticamente entre as décadas de 30 e 70, quando então as mulheres começam a se organizar para uma retomada, para alcançar o patamar do cinema. Uma pesquisa da Ancine, divulgada recentemente, confirma pequena presença feminina na produção audiovisual.




O Touro (Teaser) 2015 from Tu i Tam Filmes on Vimeo.