Cinemateca Paulo Amorim apresenta sessões especiais no Goethe-Institut
Salas de cinema da CCMQ estão temporariamente fechadas devido aos estragos causados pela enchente
publicidade
A Cinemateca Paulo Amorim (CPA), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), vai apresentar uma programação de filmes em parceria com o Goethe-Institut, em Porto Alegre. A primeira produção exibida será o documentário “Verissimo”, na próxima sexta-feira (21/6).
Devido ao fechamento temporário da CPA, o Goethe-Institut disponibilizou a estrutura de seu auditório para a realização de exibições semanais, propostas pela curadoria da Cinemateca. Localizadas na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), as salas de exibição da CPA sofreram diversos danos causados pela enchente de maio.
“Com essas sessões especiais, queremos nos reencontrar com nossos frequentadores em seu ambiente preferido: a sala de cinema. Somos muito gratos ao Goethe-Institut por nos receber durante esse período em que nosso espaço físico está temporariamente fechado. Futuramente, essa parceria deverá gerar outros projetos e programações em benefício do público”, destaca Mônica Kanitz, curadora da Cinemateca.
Para o diretor do Goethe-Institut, Stephan Hoffmann, receber a CPA é um ato de solidariedade cultural após as enchentes: “consideramos fundamental agir de forma solidária em tempos difíceis e possibilitar esse espaço para a continuidade do importante trabalho cultural desenvolvido pela Cinemateca", destaca.
As sessões serão realizadas nas noites de sexta-feira, sempre às 19h, com a priorizarão de títulos que tiveram poucas exibições ou não receberam espaço nos cinemas de Porto Alegre devido ao evento climático.
DOCUMENTÁRIO
O filme de abertura da programação, o documentário “Verissimo”, de Angelo Defanti, acompanha a rotina do escritor gaúcho Luis Fernando Verissimo às vésperas dos seus 80 anos. “Verissimo” era um dos longas programados nas salas de CCMQ na semana da enchente e teve apenas duas exibições.
Outros títulos confirmados nas sessões do Goethe-Institut são “A Hora da Estrela”, de Suzana Amaral, e “A Filha do Palhaço”, de Pedro Diogenes.
SERVIÇO:
Sessões especiais da Cinemateca Paulo Amorim no auditório do Goethe-Institut
Primeira exibição na sexta-feira (21/6), às 19h, com “Verissimo”
Endereço: rua 24 de Outubro, 112, Porto Alegre
Ingressos a R$ 16,00 (preço único) podem ser pagas por pix 91.343.103/0001-00 (no local ou antecipadamente).