CineSolarzinho chega a Gravataí com sessões gratuitas de cinema movido a energia solar

CineSolarzinho chega a Gravataí com sessões gratuitas de cinema movido a energia solar

Atração itinerante trata de temas relacionados a sustentabilidade, solidariedade, coletividade e princípios do cooperativismo.

Correio do Povo

O Circuito Sicredi acontece de agosto a dezembro, em 37 cidades dos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul

publicidade

Nesta quarta-feira, 25, às 19h, na EMEF Osório Ramos Correa (rua Camboim, 110 - São Jerônimo), em Gravataí, acontecem sessões gratuitas do CineSolarzinho, primeira ação de cinema itinerante movido a energia solar do Brasil. A experiência, que tem o patrocínio da Sicredi União Metropolitana RS, inclui distribuição de pipoca e visita ao furgão que se transforma numa estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz. Na ocasião, serão exibidos curtas-metragens que abordam temáticas como os princípios do cooperativismo, coletividade, solidariedade e sustentabilidade.

Conforme a Gerente da Agência Sicredi Gravataí Centro, Roberta Cornely, a Sicredi União Metropolitana RS busca estar próxima de todos os segmentos da sociedade e contribuir com o desenvolvimento das regiões onde atua. O Circuito Sicredi acontece de agosto a dezembro, em 37 cidades dos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Além das sessões de cinema, serão promovidos 23 encontros da Oficinema Solar com estudantes.

 O CineSolarzinho - versão infantil do CineSolar -, que em 2023 completa 10 anos, transforma espaços públicos e abertos em salas de cinema e já realizou cerca de 1870 sessões (com exibição de 180 filmes) e 576 oficinas para 284 mil pessoas de quase 600 cidades, de 23 estados e do Distrito Federal. O projeto já percorreu mais de 250 mil quilômetros pelo país e atua com o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais (principalmente as nacionais), promover ações e práticas sustentáveis, a inclusão social e difundir a tecnologia da geração de energia solar.

O furgão do CineSolar é adaptado com as placas fotovoltaicas no teto e carrega todo o cinema: 120 cadeiras e banquetas, os sistemas de conversão de energia e armazenamento (que garante 20 horas de autonomia e funcionamento), de som e projeção, incluindo a tela. Além de tudo isso, o espaço se transforma em uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz.

 Com infográficos, iluminação e decoração especial - feita com materiais reciclados e objetos com princípios de magnetismo e eletricidade como laser e bola de plasma -, o veículo é uma atração à parte, que encanta pessoas de todas as idades e mostra, de maneira descontraída e divertida, como a luz do sol se transforma em energia elétrica.

Neste Circuito, a curadoria dos curtas-metragens que compõem a programação foi realizada por Luiza Lins, idealizadora e realizadora da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, que em 2023 completa 22 anos. São quatro programas com temas que abordam os princípios do cooperativismo, solidariedade, união, coletividade, inclusão, diversidade e sustentabilidade, que vão garantir muita diversão e reflexão para as crianças e para toda a família! A 4ª edição do CineSolarzinho é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Sicredi e apoio da Prefeitura Municipal de Gravataí, por meio da Secretaria de Educação, e é realizada pela Brazucah Produções, pelo Ministério da Cultura e Governo Federal.

 PROGRAMAÇÃO DE HOJE

 Gravataí/RS

 Sessões de Cinema

Data: Quarta-feira (25/10)

Horários: 19h - 1ª sessão: curtas-metragens - "Diversidade e Cooperação"

                 20h - 2ª sessão: curtas-metragens - "Asas da Imaginação"

Entrada: gratuita 

Atração: pipoca e visita ao furgão do CineSolar, que se transforma numa estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz

Local: EMEF Osório Ramos Correa - rua Camboim, 110 - São Jerônimo - Gravataí/RS


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 30 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895