Cirque du Soleil estreia "Amaluna" no Brasil em outubro

Cirque du Soleil estreia "Amaluna" no Brasil em outubro

Espetáculo é uma homenagem ao empoderamento feminino

Luiz Gonzaga Lopes

Cirque du Soleil estreia Amaluna no Brasil em outubro

publicidade

"Amaluna", uma homenagem ao empoderamento feminino, é a sexta produção do Cirque du Soleil que chega ao Brasil. O espetáculo terá apresentações de 5 de outubro a 17 de dezembro, no Parque Villa Lobos, e no Rio de Janeiro de 28 de dezembro a 21 de janeiro de 2018, no Parque Olímpico, em produção da IMM e com patrocínio do Banco Original.  O anúncio foi feito no final manhã desta terça na Casa Charló, em São Paulo. A pré-venda para clientes do Original começa no dia 1 de junho e a venda ao público em geral no dia 6 de julho, com vendas pelo site.

Com um elenco de 48 artistas vindos de 15 países, 120 pessoas na equipe e mais de 130 figurinos, este espetáculo conta com um elenco majoritariamente feminino (65% dos artistas e dos músicos). Conforme a diretora do Cirque du Soleil, Stephanie Harvey, a própria expressão Amaluna, é formada pela combinação de duas palavras — ama, mãe em diversas línguas, e luna, que significa lua, um símbolo de feminilidade, e que também remete à ideia de deusa e protetora do planeta — é o nome da ilha misteriosa onde se desenrola a história da trama do grupo canadense. Atualmente, a montagem está em tour por Roma, Itália.



A última passagem do circo pelo Brasil ocorreu em 2013, com a turnê "Corteo", que teve apresentações em seis capitais, inclusive Porto Alegre. Antes disso, o Soleil fez temporadas no país em 2006 ("Saltimbanco"), 2007 ("Alegría"), 2009 ("Quidam") e 2011 ("Varekai"). Destas, apenas "Saltimbanco" não veio à capital gaúcha.

Inspirado em "A Tempestade", de Wiliam Shakespeare, a história se passa na ilha de Amaluna, que é governada por Deusas. Depois da cerimônia de vinda de sua filha, honrando a feminilidade, renovação, renascimento e equilíbrio, a Rainha Prospera causa uma tempestade. Durante a tormenta, um grupo de homens é levado para a costa, desencadeando uma história de amor épica entre a filha de Prospera e um valente jovem pretendente. O amor deles será testado na história dirigida por Diane Paulus.

O Brasil é considerado o terceiro maior mercado internacional do Cirque du Soleil e o com maior número de fãs da América Latina, com mais de 200 mil fãs no Fan Club oficial, segundo Stephanie Harvey que participou da coletiva de lançamento junto com Malu Ansaldo, Assitant Manager do Cirque Du Soleil, e dos representantes da IMM: Alan Adler e Stephanie Mayorkis. Antes da entrevista, foi apresentado o número "A Deusa do Equilíbrio" por Lili Chao.

Fundado em 1984, o Cirque du Soleil é o maior grupo teatral do mundo, com cerca de 4 mil empregados, incluindo 1.300 artistas oriundos de 50 países. As montagens da companhia já passaram por cerca de 300 cidades de 40 países, somando mais de 100 milhões de espectadores. Desde 2015, a companhia é controlada por um consórcio formado pela empresa americana TPG e o grupo chinês Fosun.

Lista de esperáculos no Brasil:

"SALTIMBANCO" (2006)
São Paulo/SP e Rio de Janeiro/SP

"ALEGRÍA" (2007)
Curitiba/PR, Brasília/DF, Belo Horizonte/MG, Rio de Janeiro/RJ, São Paulo/SP e Porto Alegre/RS

"QUIDAM" (2009)
Recife/PE, Salvador/BA, Brasília/DF, Belo Horizonte/MG, Curitiba/PR, Rio de Janeiro/RJ, São Paulo/SP e Porto Alegre/RS

"VAREKAI" (2011)
São Paulo/SP, Rio de Janeiro/RJ, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Recife/PE, Salvador/BA, Curitiba/PR e Porto Alegre/RS

"CORTEO" (2013)
São Paulo/SP, Brasília/DF, Belo Horizonte/MG, Curitiba/PR, Rio de Janeiro/RJ e Porto Alegre/RS

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 27 de março de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895