Clooney abre Berlinale com olhar voltado para crise dos refugiados

Clooney abre Berlinale com olhar voltado para crise dos refugiados

Festival de Cinema de Berlim segue até o dia 21 de fevereiro

AFP

George Clooney no red carpet da Berlinale

publicidade

O ator e diretor americano George Clooney inaugurou nesta quinta-feira o Festival de Cinema de Berlim e anunciou a intenção de se engajar na crise dos refugiados, reunindo-se com a chanceler alemã, Angela Merkel, para falar sobre o tema.

A Berlinale, celebrada até 21 de fevereiro, começou com a projeção de "Ave, César!", dos irmãos Coen. Esta comédia é uma declaração de amor à Hollywood clássica, com George Clooney no papel de um astro dos anos 1950 que desaparece em plena filmagem. 

Na ocasião o galã afirmou que também se reuniria com refugiados. "Dediquei muito tempo a estas questões. Meu interesse é total", disse o astro de 54 anos, que chegou a Berlim acompanhado da mulher Amal, de origem libanesa. 

A crise dos refugiados é "um tema muito importante", insistiu o diretor Joel Coel ante à imprensa, na presença de outros atores de "Ave, César!", como Channing Tatum, Tilda Swinton e Josh Brolin. Enquanto os países da União Europeia enfrentam a pior crise migratória desde a Segunda Guerra Mundial, a Berlinale abordará com especial atenção o tema.

Em 2015, a Alemanha recebeu mais de um milhão de solicitantes de asilo. Na programação do festival, uma dezena de filmes abordará o impacto das migrações em um mundo globalizado. Na mostra competitiva será exibido o ocumentário "Fuocoammare" (Fogo no mar), do italiano Gianfranco Rosi, ganhador do Leão de Ouro em Veneza por "Sacro GRA", sobre os moradores da ilha italiana de Lampedusa, um dos pontos de chegada dos migrantes. Além da presença de vários títulos das mostras paralelas, a mostra, que sempre presta atenção a grandes questões sociais, recolherá fundos para os refugiados e convidará alguns deles para as projeções.

O júri será presidido pela atriz americana Meryl Streep, ganhadora de três Oscars, e conta com outros nomes consagrados como o ator britânico Clive Owen e a fotógrafa de moda francesa Brigitte Lacombe.  

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895