Arte & Agenda

Clooney lança projeto para acabar com conflitos bélicos na África

Iniciativa investigará financiamento de conflitos

George Clooney lança novo projeto para acabar com conflitos bélicos na África
George Clooney lança novo projeto para acabar com conflitos bélicos na África Foto : Facebook / Divulgação / CP
O ator George Clooney lançou uma nova iniciativa nesta segunda-feira para deter a guerra no Sudão do Sul e em outros países africanos rastreando o dinheiro que financia os combatentes. "The Sentry", fundado por Clooney e John Prendergast, do grupo Enough Project, investigará o financiamento dos conflitos do Sudão do Sul, Sudão, República Centro-africana e República Democrática do Congo. "A paz e os direitos humanos ganharão quando as pessoas que se beneficiam da guerra pagarem um preço pelos danos causados", afirmou, em um comunicado, o respeitado ator, muito envolvido na defesa da paz no Sudão e Sudão do Sul.

Prendergast, antigo diretor do Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos, transformado em ativista de direitos humanos, afirmou que "as ferramentas habituais da diplomacia até agora falharam e que os novos esforços devem se concentrar em como fazer a guerra mais cara do que fazer a paz". "O objetivo do "The Sentry" é seguir o dinheiro e negar a quem se beneficia da guerra os lucros por seus crimes", acrescentou Prendergast. A iniciativa anterior da dupla, o "Satellite Sentinel Project", lançado em 2010, utiliza satélites para mostrar as evidências de abuso dos direitos humanos no terreno, imagens de cidades devastadas e de movimentos de tropas.

Com o novo projeto, seus promotores pretendem "desmantelar as redes de responsáveis, organizações e patrocinadores que financiam e se aproveitam dos conflitos mais mortíferos na África".

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 4 de novembro de 2026

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio