A Biblioteca Pública do Estado (BPE), instituição da Secretaria da Cultura (Sedac), realiza mais uma edição do Clube de Leitura BPE, desta vez em clima de Halloween, com a leitura e a discussão de um dos maiores clássicos da literatura gótica: “Frankenstein, ou O Prometeu Moderno”, de Mary Shelley. Os encontros ocorrem neste sábado, dia 25, às 10h, e na próxima quarta-feira, 29 de outubro, às 19h. A entrada é gratuita.
A mediação será conduzida pela professora Joice Welter, especialista em Língua Portuguesa e Literatura, com ampla atuação em formação de professores e projetos educativos. Atualmente, Joice coordena as visitas guiadas do Plano Anual da BPE.
O livro “Frankenstein, ou O Prometeu Moderno” está disponível no Setor de Empréstimo da Biblioteca, localizado na Rua Riachuelo, 1190, Centro Histórico de Porto Alegre (RS). Para realizar o empréstimo, basta apresentar documento com foto, comprovante de residência de Porto Alegre ou Região Metropolitana e efetuar o pagamento da taxa única de R$ 10.
A autora e a obra
Mary Wollstonecraft Godwin Shelley (1797–1851) foi uma escritora inglesa e é considerada a criadora da primeira obra de ficção científica da literatura mundial. Filha do filósofo William Godwin e da pioneira feminista Mary Wollstonecraft, autora de “A Reivindicação dos Direitos da Mulher” (1792), Mary Shelley escreveu “Frankenstein” aos 19 anos, inspirada por um desafio literário entre amigos durante uma estadia na Suíça com o poeta Lord Byron e o médico John Polidori — autor da primeira história de vampiros da literatura moderna.
Publicado originalmente em 1818, “Frankenstein, ou O Prometeu Moderno” segue sendo uma reflexão profunda sobre a ambição humana, a ciência e os limites da criação, temas que continuam atuais mais de dois séculos depois.