Coleção de documentários divulga dez festas populares brasileiras
Projeto do Ministério do Turismo inclui, no Rio Grande do Sul, a Semana Farroupilha
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Cada vídeo tem 24 minutos e documenta uma manifestação cultural brasileira: as celebrações de Corpus Christi (RJ e ES), as festas juninas (SE), a Procissão Fluvial de São Pedro (Manaus, AM), a Festa do Divino Espírito Santo (Pirenópolis, GO), a Semana Farroupilha (Porto Alegre, RS) e a Festa da Nossa Senhora da Boa Morte (Cachoeiras, BA).
O objetivo do projeto “Tradições Brasil” é estimular a inclusão dessas festas populares nas estratégias de comercialização dos destinos turísticos. “Nossa intenção é fazer com que os operadores percebam a riqueza dessas expressões culturais e trabalhem esses atrativos para incrementar o turismo no País. Esses produtos podem oferecer um outro olhar sobre o destino porque eles mostram a cara do Brasil”, explica Cristina Gomide, gerente de projetos da coordenação-geral de Produtos Associados ao Turismo do Ministério do Turismo.
Segundo Rani Ribeiro, que integra a equipe de produção dos documentários, o processo de preparação das gravações inclui uma pesquisa prévia detalhada sobre manifestações folclóricas, aspectos gastronômicos e culturais, crenças, música e dança das festas populares selecionadas para a coleção, além da identificação dos atrativos turísticos regionais.
Espectadores
Depois de assistir ao documentário sobre a Semana Farroupilha, o presidente da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Canela, Carlos Alexandre Raymundo, afirmou que o vídeo sobre a maior celebração das tradições gaúchas pode ser uma ferramenta bastante eficiente no apoio à comercialização de destinos do Estado.
“É um vídeo sobre o Rio Grande do Sul e eu, que sou gaúcho, fiquei impressionado com a qualidade da informação. Assistindo às imagens vejo que podemos, por exemplo, trabalhar mais a cultura gaúcha no nosso calendário municipal de eventos que já está consolidado. Essa associação pode enriquecer a divulgação do nosso município”, acredita.
A presidente da Federação Nacional dos Guias de Turismo (Fenagtur), Cristina Baumgartem, também esteve entre os espectadores. Após a sessão, ela disse que estudará a possibilidade de usar os vídeos como instrumento de qualificação dos profissionais da categoria: “as manifestações folclóricas fazem parte do discurso do guia de turismo”.
Raymundo e Baugartem estiveram entre os 50 primeiros espectadores dos filmes do projeto. As sessões também foram procuradas por profissionais do turismo, gestores públicos, operadores de turismo, agentes de viagem, guias de turismo, estudantes, professores e turistas de diversos estados brasileiros.
As gravações continuam na próxima semana em Juazeiro do Norte (CE), durante a Romaria do Padre Cícero. Até março, a coleção estará completa, com dez festas populares documentadas.