Coletânea de livros do grupo Neelic reflete sobre ética e coletividade teatral

Coletânea de livros do grupo Neelic reflete sobre ética e coletividade teatral

Obra integra o projeto "Evoé – Conexões de Artes Cênicas"

Correio do Povo

A coletânea aborda possíveis formas de funcionamento de uma coletividade teatral

publicidade

O lançamento da coletânea "Éticas no Teatro", organizada pela atriz, diretora e fundadora do grupo Neelic, Desirée Pessoa, ocorre neste sábado, às 19h. Na ocasião, os autores Desirée Pessoa, Fabiana Montin e Samuel Oliveira e os prefaciadores Gilberto Icle, Charles Feitosa e Elizabeth Jacob dividirão com o público como foi fazer parte do projeto. O evento é gratuito, com inscrições pela plataforma Sympla ou pelo email contato@neelic.org. 

Completando 18 anos de atividades nos palcos de Porto Alegre, o grupo parte dessa experiência para falar de temas como o corpo aberto às éticas experimentais e a história de ocupação do grupo em espaços como o Hospital Psiquiátrico São Pedro e a Usina do Gasômetro. Campo raro na pesquisa em teatro, a ética no trabalho é abordada no projeto a partir de um ponto-de-vista local, mas com visão universal.

Dividida em três volumes, a coletânea aborda possíveis formas de funcionamento de uma coletividade teatral, tanto no tocante à criação artística como no convívio entre os integrantes. O primeiro volume traz uma reflexão sobre as relações entre os pares em um grupo de teatro; entre esses e a sociedade; os posicionamentos individuais em um conjunto de ações que não prevê apenas o estar em cena, como também a produção cultural; e suas implicações. No segundo livro, entram em foco aspectos como a diferença entre ética e moral, a pluralidade da noção de ética. Já no terceiro volume, escrito em coautoria com Fabiana Montin e Samuel Oliveira, são compartilhados com os leitores detalhes do desenvolvimento dessas ocupações culturais a partir da experiência vivenciada pelo grupo Neelic, desde sua fundação, em 2003. O lançamento tem parceria com a livraria Bamboletras e financiamento do Fumproarte, da Secretaria Municipal de Cultura.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895