O Canoas Coletivo de Dança dá nome e participa da abertura de novo projeto da Casa das Artes Villa Mimosa, em Canoas (Guilherme Schell, 6270), nesta quinta, 19h30min, com entrada franca. Na primeira edição, o grupo, faz vivência artística com coreógrafo Eduardo Menezes.
Podem participar da primeira edição bailarinos, demais artistas e comunidade em geral, de qualquer idade e sem necessidade de experiência na área. O objetivo da atividade com o consagrado coreógrafo de dança contemporânea de Canoas é permitir o convívio e através do corpo, relacionar as pessoas e ambientes do prédio histórico. Os encontros do coletivo serão realizados mensalmente, sempre na última quinta-feira de cada mês ou conforme a agenda da Villa Mimosa.
A coordenadora geral do coletivo, Joana Willadino, explica que oito bailarinos selecionados participam de projeto piloto de uma companhia, que ainda não é uma companhia. “Além de se envolver artisticamente, a intenção é dialogar com a cidade e os artistas. Sair da condição de protagonistas para estar ao lado, trocar”, diz. Apesar de pequeno, o projeto contou com ações que reverberaram questões artísticas além do coletivo.
Em janeiro e fevereiro os bailarinos investiram seus cachês na formação com profissionais de fora e abriram para a comunidade. Também promovem oficina de vivência na escola pública Leonel Brizola. “Nossas intenções são maiores que as ações”, diz Joana. Foi criado em 2015, traz direção artística e coreografia assinadas por Carlota Albuquerque que, tem no currículo os espetáculos “Anatome” e “Whatsapp para Shakespeare”.
Coletivo de dança abre projeto na Villa Mimosa nesta quinta
"Canoas Coletivo de Dança Convida" faz vivência artística com coreógrafo Eduardo Menezes