Com 49 estreias, 12ª edição do Fantaspoa começa nesta sexta

Com 49 estreias, 12ª edição do Fantaspoa começa nesta sexta

Ao todo, evento exibirá mais de 100 filmes de 25 países diferentes

Correio do Povo

"O Sangue do Galo" é um dos títulos apresentados no evento

publicidade

Começa nesta sexta-feira a décima segunda edição do Fantaspoa. O festival já virou nome tradicional na agenda de Porto Alegre, e desta vez acontece em três locais diferentes, de 13 a 29 de maio: no CineBancários (General Câmara, 424), no Cine Santander Cultural (Sete de Setembro, 1028) e na Cinemateca Capitólio (Demétrio Ribeiro, 1085). 

Ao todo, serão exibidos mais de 100 filmes de 25 países diferentes. Dessa seleção, 49 são inéditos - 25 nunca foram mostrados na América Latina, 19 no Brasil e, ainda, cinco longas estarão sendo vistos pela primeiríssima vez no evento.

Os homenageados da vez serão o ator espanhol Antonio Mayans, que tem no currículo mais de 150 títulos e parcerias com o renomado diretor Jess Franco; o diretor inglês Brian Trenchard Smith, que foi um dos responsáveis por uma nova onda do chamado cinema australiano de gênero; e Guilherme de Almeida Prado, que dirigiu vários dos mais criativos e premiados filmes de gênero nacionais. Os três vão dar as caras no evento, participando das sessões comentadas depois das exibições.

Mas nem só de filmes se faz um Fantaspoa: a programação também conta com cursos gratuitos, concertos e festas. Alguns dos destaques são uma apresentação do músico italiano Vince Tempera no Santader Cultural, no dia 21, e um intensivo de atuação com Afonso Mayans, no dia 22. Confira aqui todos os detalhes sobre as diversas atividades do evento.

A maior novidade desta edição é a “Fantaspoa CineKombi”, que passará por 16 cidades gaúchas durante o evento, levando os títulos de anos anteriores para locais de grande circulação, numa grande mostra itinerante. Além disso, a Cinemateca Capitólio se integra à programação do festival, exibindo seis longas brasileiros, transitando entre diferentes épocas do cinema nacional.

Também serão apresentados dois longas em que o próprio Fantaspoa assina a produção: “Kryptonita, de Nicanor Loreti, na abertura; e “FantastiCozzi”, de Felipe M. Guerra, que relata a história do diretor italiano Luigi Cozzi, que participa da exibição e deve conversar com o público na sequência.

A premiére internacional de “Antibirth” fecha os trabalhos do festival, no dia 29 de maio. O longa é estrelado por Natasha Lyonne e Chloë Sevingy e conta a história de uma garota que acorda com sintomas de gravidez depois de uma noite de festas - certa de que não havia se relacionado sexualmente com ninguém recentemente, ela começa a ter visões e a desconfiar de rumores conspiratórios. A primeira exibição do filme de Danny Perez foi no festival Sundance.

Assista ao trailer do XII Fantaspoa:




Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quinta-feira, dia 18 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895