Com três indicações ao Oscar, "Guerra Fria" estreia nesta quinta-feira

Com três indicações ao Oscar, "Guerra Fria" estreia nesta quinta-feira

Produção já foi premiada no Festival de Cannes

Correio do Povo

"Guerra Fria" é forte concorrente no Oscar 2019

publicidade

Com direção de Pawel Pawlikowski chega nesta quinta-feira aos cinemas “Guerra Fria”, com três Indicações ao Oscar deste ano – Melhor Filme de Língua Estrangeira, Melhor Fotografia e Melhor Direção. Pawlikowski já venceu o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro com “Ida”, em 2015, e com o novo filme recebeu a Palma de Ouro de Melhor Direção em Cannes. Em “Guerra Fria” conta uma história de amor arrebatador entre um homem e uma mulher que se conhecem no pós-guerra.

O filme se passa no contexto da Guerra Fria, nos anos 50, na Polônia, em Berlim, na antiga Iugoslávia e em Paris. No contexto de conflitos envolvendo a Polônia stalinista e a Paris boêmia dos anos 50, um músico amante da liberdade e uma jovem cantora com histórias e temperamentos completamente diferentes vivem aquele considerado um amor impossível.

• Filme sobre Van Gogh "No Portal da Eternidade" estreia nesta quinta-feira

No elenco estão Joanna Kulig, Tomasz Kot e Jeanne Balibar. Pawlikowski dedicou o filme aos seus pais, cujos nomes são os mesmos dos protagonistas: Wiktor e Zula.

Embora o casal da ficção não se pareça tanto com o real, o diretor passou quase dez anos pensando em como contar a história dos pais. Não via na vida dos pais uma forma dramática óbvia e, embora continuasse muito perto deles, era filho único e quanto mais pensava neles depois que eles iam embora, menos os entendia. Ele morreram em 1989.

Para conseguir terminar o roteiro, Pawlikowski resolveu não contar a história dos pais, mas deixar nos personagens traços bem marcantes como incompatibilidade de temperamento, incapacidade de ficar juntos e anseio de estar, a vida no exílio, uma cultura diferente, vida em regime totalitário e o agir de forma decente apesar das tentações.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta sexta-feira, dia 26 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895