Começa a mostra "A Vingança dos Filmes B" em Porto Alegre

Começa a mostra "A Vingança dos Filmes B" em Porto Alegre

Evento ocorre na Cinemateca Capitólio

Correio do Povo

Cinemateca Capitólio é o local de exibição da mostra de filmes

publicidade

A mostra "A Vingança dos Filmes B" chega a sua décima edição, celebrando mais de uma década de resistência cultural, mantendo-se firme em seu propósito de servir de vitrine para produções independentes e de baixo orçamento, clássicos do cinema de gênero, assim como para filmes experimentais e transgressores. As sessões ocorrem na Cinemateca Capitólio de hoje a 26 de fevereiro.

Em 2023, "A Vingança dos Filmes B" exibe 43 títulos, entre curtas e longas-metragens. A sessão de abertura é uma homenagem aos antigos cinemas de rua, com a exibição do estiloso e violento slasher uruguaio "Mortes na Matinê", de Maximiliano Contenti, que tem sua trama macabra situada em uma antiga sala de cinema no centro de Montevidéu. Uma retrospectiva especial intitulada Código Carpenter exibirá alguns dos filmes mais representativos da carreira do cultuado diretor norte-americano John Carpenter: Halloween – A Noite do Terror, Fuga de Nova York, O Enigma do Outro Mundo, Christine, o Carro Assassino, Eles Vivem, e uma sessão especial da meia-noite de Assalto à 13ª DP. Nesta mesma retrospectiva serão exibidos dois clássicos de Howard Hawks que influenciaram o estilo de Carpenter, O Monstro do Ártico e Onde Começa o Inferno.

Já o Projeto Raros Especial exibirá Mandroid, o Exterminador, uma amalucada ficção-científica dos anos 1980 com sabor de VHS, envolvendo ninjas, viagens no tempo e um homem robótico que transforma seus braços em armas de laser.  A sessão ocorre nesta sexta-feira.

Conforme informa a organização, as velhas casas mal assombradas serão lembradas na sessão Old Dark House com os clássicos A Mansão Macabra e A Casa da Noite Eterna, de John Hough, que celebra 50 anos de sua estreia em 2023. Repetindo a parceria, o Festival Internacional de Cinema Escolar de Alvorada (FECEA) terá uma sessão com uma compilação de curtas-metragens das mais variadas partes do mundo. O deboche e anarquia cinematográfica da lendária Troma estarão presentes com clássicos obscuros de seu acervo, os insanos e sangrentos Screamplay, Blades – Massacre no Country Club e Blood Hook, além do lançamento da provocativa comédia gore Eating Miss Campbell, dirigida pelo britânico Liam Regan.

A sessão Malditos Clássicos resgata a obra do mestre Jacques Tourneur com A Noite do Demônio e Farsa Trágica, além dos filmes de culto O Expresso do Terror, de Eugenio Martín e O Carro, a Máquina do Diabo. de Elliot Silverstein. A Maldita Matinê exibirá um clássico sanguinolento do cinema euro-horror dos anos 1980,  O Terror da Serra Elétrica, do espanhol Juan Piquer Simón.  A sessão Southern Gothic Session exibirá os tétricos e marcantes A Inocente Face do Horror e O Reflexo do Mal.

As produções locais estarão presentes com os curtas-metragens Noite Macabra e Na Rua Depois das 3, além de Johan & Os Imãs de Geladeira e o longa Dog Never Raised – Cachorro Inédito na sessão A Mídia é o Meio. O inventivo cinema independente de baixo orçamento estará representado com o resgate de Raiva, uma produção shot on video de 2001 da lendária  Canibal Filmes, e O Dia da Expiação, um longa-metragem feito com recurso zero por Cláudio Guidugli na pequena cidade gaúcha Roca Sales. E no encerramento, a atração inédita em Porto Alegre, será O Cemitério das Almas Perdidas, o épico de horror dirigido por Rodrigo Aragão, expoente do cinema fantástico brasileiro.

A maratona de filmes começa diariamente a partir das 15h, com programação diferente a cada dia. A curadoria é de Cristian Verardi e Flávio Barbosa, que sugerem: "será uma ótima alternativa para enfrentar o infernal verão porto-alegrense".

Cinemateca Capitólio: Rua Demétrio Ribeiro, 1085, esquina com avenida Borges de Medeiros, Centro Histórico de Porto Alegre.

Ingressos a R$ 10,00 e R$ 5,00.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste domingo, dia 28 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895