Começa hoje a Feira do Livro de Porto Alegre

Começa hoje a Feira do Livro de Porto Alegre

Programação da 67ª edição ocorre até 15 de novembro

Luiz Gonzaga Lopes

Feira do Livro de Porto Alegre.

publicidade

É sob o signo da leveza, da esperança de dias melhores e de respeito aos dias difíceis de pandemia que terá início hoje a 67ª Feira do Livro de Porto Alegre. A Feira chega e segue até 15 de novembro para prezar o que diria Italo Calvino em seu “Seis Propostas para o Próximo Milênio”: “No mais das vezes, minha intervenção se traduziu por uma subtração do peso; esforcei-me para retirar peso, ora às figuras humanas, ora aos corpos celestes, ora às cidades”. Serão 18 dias de atividades híbridas, 56 bancas presenciais na Praça da Alfândega e programação on-line adulta às 18h e 19h30min pelas redes e canais da Feira, com 360 sessões de autógrafos presenciais. Conforme a curadora da programação geral on-line da Feira, Lu Thomé, após uma feira com temas mais pesados em 2020, as mesas deste ano serão um pouco mais leves, apesar de temas muito profundos. “Neste ano nós queremos valorizar a emoção e a leveza. Eu acredito e a literatura universal está lá para provar, que após períodos difíceis, ensinamentos, ultrapassagem de obstáculos, este período renovado de esperança, de meta coletiva de melhoria, com os livros e autores podemos descobrir novas coisas e pensar este novo mundo que todos queremos”, afirma. Sobre os autores internacionais, Lu destaca a leveza em Marian Keyes, autora representativa do Chick Lit, que fala de questões sérias femininas com humor e fecha com o guarda-chuva da programação da Feira. “O patrono Fabrício Carpinejar é conhecido pela sua sensibilidade, por este olhar atento ao mundo, por esta chamada para o nosso lado humano”, comenta. 

Além de autores como o norueguês Jo Nesbo, o britânico Bernard Cornwell e a colombiana Pilar Quintana, o destaque inicial do evento na live de abertura, às 18h: a escritora, poeta e ativista norte-americana Alice Walker, de “A Cor Púrpura”, romance que recebeu o National Book Award e o Prêmio Pulitzer de Ficção em 1983 e foi adaptado para o cinema. Ela é autora de “Em busca dos jardins de nossas mães: Prosa Mulherista” (Bazar do Tempo, 2021) e “A terceira vida de Grange Copeland (José Olympio, 2020). A abertura oficial será às 17h para convidados. A área infantil e juvenil abre às 10h e a geral das 12h30min às 19h30min. O tema da Feira é “Para Ler um Novo Mundo” e a transmissão tem link pelo feiradolivro-poa.com.br. 

Autoras que leem e escrevem um novo mundo

Logo após a abertura oficial e a realização da mesa com Alice Walker, o tema será alinhado com o lema da Feira do Livro e também com o feminino na literatura. Em tempos difíceis, mas também esperançosos, três escritoras brasileiras falam sobre livros, literatura e suas produções literárias. São elas Andréa Del Fuego com sua obra mais recente intitulada (“A pediatra” / Companhia das Letras, 2021), Eliane Marques (“O poço das Marianas” / Escola de Poesia – Orisun Oro, 2021) e Luci Collin (“Dedos impermitidos” / Iluminuras, 2021). As três conversam sobre como é possível escrever e ler este novo mundo, reconfigurado em vários dos seus sentimentos, ações e pensamentos com mediação da curadora da programação Geral da Feira do Livro, Lu Thomé. A live é intitulada “Para Ler e Escrever um Novo Mundo”. “Como já afirmei, são temas que têm o seu peso, que falam de assuntos sérios, mas que conservam a leveza, a esperança de que podemos traçar por estes livros e autoras o esboço deste novo mundo”, ressalta Lu Thomé. 

Das três autoras, Andréa Del Fuego tem uma obra bastante pungente. Vencedora do Prêmio Saramago com “As Miniaturas”, obra de 2013, neste seu novo livro “A Pediatra’, ela coloca todo o seu humor e ironia vil ao tratar da pediatra neonatologista, Cecília, que leva a sua profissão com sordidez e indiferença, pois detesta crianças, partos humanizados, doulas e não suporta o sofrimento materno, passando por cima de vários conceitos morais e éticos para exercer a sua profissão. 

Floresta Encantada à primeira infância 

Escolas e professores podem garantir a presença de seus estudantes da primeira infância em atividades na Feira. Com disponibilidade reduzida, mas com todos os cuidados sanitários, as contações de história estão de volta à Praça no Espaço Floresta Encantada Petrobras. Contato pelo e-mail visitacaoescolar@camaradolivro.com.br. A organização da Feira vai disponibilizar transporte gratuito para alunos de escolas públicas de Porto Alegre, Canoas, Esteio, Gravataí, Cachoeirinha, Alvorada e Viamão. Integram a equipe da Floresta Encantada os contadores de histórias Bárbara Catarina, Carmen Lima e Arthur Fernandes Cortês. Na Área Infantil o arauto será o ator Jairo Klein. As ideias e produções seguem sob a coordenação de Sônia Zanchetta. O patrocínio é da Petrobras. A programação será nos dias úteis de hoje até o dia 12 de novembro, às 10h, 10h40min, 14h, 15h e 15h30min. 

PROGRAMAÇÃO SEXTA-FEIRA - 29/10
• 17h - Abertura oficial da 67ª Feira do Livro de Porto Alegre. 
A Câmara Rio-Grandense do Livro abre, oficialmente, para convidados, a edição 2021 da Feira do Livro de Porto Alegre, que tem como tema “Para ler um novo mundo”.
• 18h - Jardins, flores e raízes da cultura negra. 
Escritora, poeta e ativista, Alice Walker nasceu nos Estados Unidos marcado pela
segregação racial. A sua obra-prima é “A cor púrpura” (José Olympio, 2009), romance que
recebeu o National Book Award e o Prêmio Pulitzer de Ficção em 1983 e foi adaptado para o cinema. Também é autora de “Em busca dos jardins de nossas mães: Prosa mulherista” (Bazar do Tempo, 2021) e “A terceira vida de Grange Copeland” (José Olympio, 2020). Nesta atividade especial e de abertura da Feira do Livro, Alice Walker fala sobre sua obra, cultura negra e a busca da identidade. A mediação será da jornalista e editora Fernanda Bastos.
• 19h30min - Para ler e escrever um novo mundo
Com as escritoras Andréa Del Fuego, Eliane Marques, Luci Collin e a curadora Lu Thomé. 
Em tempos difíceis e esperançosos, três escritoras brasileiras falam sobre livros, literatura e suas produções literárias. Andréa Del Fuego (“A pediatra” / Companhia das Letras, 2021), Eliane Marques (“O poço das Marianas” / Escola de Poesia – Orisun Oro, 2021) e Luci Collin (“Dedos impermitidos” / Iluminuras, 2021) conversam sobre como é possível escrever e ler um novo mundo. Mediação da curadora da programação Geral da 67ª Feira do Livro de Porto Alegre, Lu Thomé.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste domingo, dia 28 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895