Começa o Festival ‘Assim Vivemos’

Começa o Festival ‘Assim Vivemos’

O evento, voltado para a inclusão de pessoas com deficiência, exibe filmes de vários países

Filme ‘O Artista e a Força do Pensamento’ aborda a parcialidade de movimento do dançarino Marcos Abranches

publicidade

Começa, nesta quarta-feira, o “Assim Vivemos – Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência”, o mais importante e longevo evento de cinema sobre o tema. A sua décima edição ocorre nos Centros Culturais do Banco do Brasil do Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo e tem formato híbrido: com sessões presenciais e virtuais. Integram a programação 29 produções de 14 países, divididos entre curtas, médias e longas-metragens, e serão realizados quatro debates on-line. 
Esta edição traz obras do Brasil (sete), dos Estados Unidos (cinco), da Rússia (cinco), da Espanha (duas) e um filme de cada um dos seguintes países: Argentina, Austrália, Canadá, Cazaquistão, Costa Rica, Holanda, Irã, Israel, Itália e Reino Unido. As produções contam histórias com personagens ricos e diversos. Pessoas que buscam a realização de seus sonhos; que exigem serem ouvidas pela comunidade; que se expressam através da arte ou compartilham trajetórias de luta por seus direitos. Temas como educação inclusiva, sexualidade e esporte também são abordados.
Filmes contarão com recursos de acessibilidade como a audiodescrição e as legendas LSE (para surdos e ensurdecidos), além interpretação em libras. Os debates ao vivo terão interpretação em libras e serão disponibilizados gratuitamente através do site do evento, assim como o catálogo digital do festival com informações, sinopses e programação completa.
Serão oferecidos cinco prêmios do júri e um do público. Os membros do júri são pessoas com deficiência, artistas e profissionais e, em cada edição, o júri cria novas categorias de prêmios, a fim de destacar as qualidades específicas dos filmes premiados. O troféu foi criado pela artista cega Virginia Vendramini. A direção geral do Assim Vivemos - Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência é de Graciela Pozzobon.
O programa de hoje começa com "O Artista e a Força do Pensamento", com direção de Elder Fraga (Brasil, 94 minutos, 2021), do Programa 1. O filme reflete sobre a relação entre equilíbrio e desequilíbrio dentro da parcialidade de movimento do dançarino Marcos Abranches. Ele encontra na dança o equilíbrio do corpo e o belo da alma.
Entre outros títulos, serão exibidos “Não me esqueci de você”, de Rene Lopez (Brasil, 2018), um documentário sobre educação inclusiva, que ouve diferentes vozes do processo educacional para alunos com deficiência na educação básica. E “Seremos Ouvidas”, de Larissa Nepomuceno (Brasil, 2020), traz trajetórias de mulheres surdas de diferentes realidades. 
Realizado desde 2003, o Assim Vivemos – Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência conta com o patrocínio do Centro Cultural Banco do Brasil. Evento bienal, promove a reflexão sobre temas como preconceito, invisibilidade social, mobilidade, afeto, superação, autonomia, inclusão e acessibilidade, trazendo para o Brasil uma seleção da produção audiovisual mundial sobre o assunto. A realização é do Centro Cultural do Banco do Brasil e produção da Cinema Falado Produções. 
Os filmes e debates on-line ficam disponíveis desde sua estreia até o dia 11 de outubro, às 23h59min. A programação completa pode ser vista no site www.assimvivemos.com.br.

 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quinta-feira, dia 28 de março de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895