ComicCon RS reúne fãs de quadrinhos e cultura pop neste final de semana

ComicCon RS reúne fãs de quadrinhos e cultura pop neste final de semana

Evento receberá mais de 50 artistas independentes, além de atrações nacionais e internacionais

Correio do Povo

Um Hulk gigante e outros personagens estarão disponíveis para fotografias

publicidade

Os corredores da Ulbra Canoas (Av. Farroupilha, 8001) que se preparem: neste final de semana, o prédio da Ulbratech recebe a ComicCon RS, o maior evento de quadrinhos do Estado. Moldada no padrão da famosa ComicCon San Diego e em conferências de quadrinhos norte-americanos, a convenção reúne anualmente amantes dos comics, cinema, séries, cosplays e cultura pop em geral.

Neste sábado e no domingo, cerca de 5 mil pessoas devem passar pela ComicCon RS, que contará com palestras, debates, entrevistas, beco dos artistas e, claro, muitos cosplayers. O público também poderá conferir as tradicionais salas temáticas de "Harry Potter" e "Star Wars”, além de aproveitar atrações interativas, como o quiz de cultura pop valendo torta na cara, uma réplica do tão disputado Trono de Ferro de "Game of Thrones" – que estará disponível para fotos durante o evento – além de um Hulk e um Wolverine em tamanho real.

Os participantes ainda podem se inscrever nas competições de games nos campeonatos de PES e Fifa e no concurso de cosplays, que dará ao vencedor um passaporte para a Comic Con Experience, em São Paulo. Para o público infantil, o playground e o espaço lúdico com contação de histórias devem garantir a diversão dos pequenos.

Esta será a oitava edição do evento, que contempla atrações locais e internacionais. O curador geral da ComicCon RS, o jornalista Émerson Vasconcellos, revelou, em entrevista ao Correio do Povo, que nas primeiras edições a programação ainda não conseguia satisfazer o apelo popular. O cenário mudou. A indústria dos super-heróis, com bilheterias milionárias e séries de TV, trouxe muita visibilidade aos quadrinhos e aos novos artistas independentes. De repente, gostar de super-heróis deixou de ser coisa de criança. Isso, aliado ao potencial dos desenhistas, faz com que o mercado cresça cada vez mais.

A internet também facilita muito a divulgação e a comunicação entre os artistas, que já não precisam sair do seu estado para conseguir trabalhar, segundo Vasconcellos. “É o momento mais gratificante para quem trabalha com essa área e para quem gosta de quadrinhos no Brasil”, afirmou. “Nesses 32 anos da minha vida eu nunca vi um momento assim. E eu espero que dure muito tempo, porque demorou pra chegar.”





Com experiência em eventos de anime e de cultura oriental, ele contou que, apesar do público ser parecido e frequentar os mesmos locais, nem sempre todas as atrações costumam agradar os leitores dos quadrinhos. "Os dubladores, por exemplo, que são atrações do mundo anime, para o nosso público, não funcionaram tanto, até porque a maioria assiste a tudo legendado, então tivemos essa dificuldade. Já percebemos que atores funcionam. Personalidades que não são quadrinistas, mas gostam do mundo dos quadrinhos, falam e divulgam abertamente o assunto, e isso é bem aceito", relatou Vasconcellos.

Uma das atrações principais deste ano, e que representa todos os interesses deste público, é o humorista, quadrinista, ator, diretor e roteirista, Daniel Furlan, que caiu nas graças do público da internet graças ao seu trabalho em canais como "Choque de Cultura", "Falha de Cobertura" e o "Último Programa do Mundo" – que chegou a ser televisionado pela MTV. Furlan participará de um bate-papo neste domingo, a partir das 15h.

Para os consumidores de quadrinhos independentes, cerca de 50 expositores estarão à disposição no Beco dos Artistas. Vasconcellos contou que o espaço, criado na edição de 2011, foi uma das maiores apostas da produção da ComicCon RS e continua como uma das principais atrações. “Embora muita gente vá para comprar os produtos licenciados nos estandes oficiais, ali o público tem contato direto com os artistas que ele só vai encontrar no evento, aquele quadrinho que se ele não comprar ali, ele não vai comprar em lugar nenhum.”

O evento também receberá o desenhista inglês Glenn Fabry, famoso por seus trabalhos na Vertigo e que já desenhou personagens como Batman, Hulk e Demolidor. Glenn fará sessão de autógrafos após o bate-papo no sábado às 14h30min, no Palco Multiverso, e no domingo às 16h.

A programação completa está disponível no site do evento

Ingressos:

R$ 40 entrada promocional
R$ 70 passaporte para os dois dias de evento

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 16 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895