Como Mariah Carey se tornou a rainha do Natal e artistas evitam lançar músicas em dezembro?

Como Mariah Carey se tornou a rainha do Natal e artistas evitam lançar músicas em dezembro?

Divulgação diferenciada, apego à data e singles icônicos fizeram a cantora construir um verdadeiro império nas festas de final de ano

R7

Mariah Carey é uma das maiores hitmakers de todos os tempos

publicidade

A cantora Mariah Carey é uma das maiores hitmakers de todos os tempos. Com músicas lendárias que vão de Hero a We Belong Together, a cantora criou um verdadeiro império no R&B. Porém, a canção mais famosa da artista até hoje é de Natal. Difícil encontrar alguém que não tenha escutado All I Want for Christmas Is You pelo menos uma vez na vida. A dominância de Mariah nas faixas natalinas vai além disso. Durante o mês de dezembro até o Ano-Novo, a música da cantora não sai das mais tocadas. Não por acaso, ela ganhou o apelido de rainha do Natal. Entenda como a americana se estabeleceu como um ícone das festas de final de ano e outros artistas evitam lançar músicas em dezembro. 

A faixa faz parte de um álbum natalino lançado em 1994, entre os discos Music Box e Daydream, chamado Merry Christmas. Dentre alguns clássicos de Natal como Silent Night e O Holy Night, Mariah se destacou com composições próprias. Jesus Born on This Day, Miss You Most e, claro, All I Want for Christmas Is You. Enquanto muitos artistas lançam músicas de Natal em uma reta final de carreira ou quando estão em baixa, muitos fãs estranharam que a cantora tenha feito isso no auge do sucesso de vendas.

Mariah quis fazer músicas de Natal no auge da carreira porque essa sempre foi a data favorita dela. A cantora já declarou que vivia em um ambiente familiar conturbado e que as festas de final de ano sempre eram uma esperança de melhora. "Agora que eu tenho condições, quero fazer cada Natal mais mágico que o anterior para os meus filhos", disse a artista em uma entrevista recente.

O amor de Mariah pelo Natal chegou ao público. Todo ano, sem falta, All I Want for Christmas Is You volta para as posições iniciais das paradas musicais de todo o mundo conforme as festas de final de ano vão se aproximando. Em 2022, quando a canção completou 28 anos, ainda em novembro a faixa já estava disputando as primeiras posições dos charts.

O segredo de Mariah para o público não enjoar do hit é a forma diferente que ela divulga a música a cada ano. Seja com um novo videoclipe, uma performance, um show, um programa de televisão ou um remix, a artista sempre reinventa o repertório natalino para o público. Em 2011, por exemplo, All I Want for Christmas Is You ganhou uma versão com Justin Bieber. Para este ano, a cantora fará um especial de Natal para uma emissora aberta ao lado de vários artistas convidados.

A forma como Mariah trabalhou All I Want for Christmas tornou a canção em um clássico musical contemporâneo, chagando ao patamar de Last Christmas e Jingle Bell Rock. Além do legado artístico, Carey alcançou algo difícil: transformar o hit em memória afetiva. Ano após ano, escutamos a americana nas festas de fim de ano, além de ter virado a trilha sonora de momentos marcantes em família, troca de presentes e episódios da infância do público. Se está tocando Mariah, é sinal que o Natal está chegando.

Não apenas o público compreende a relevância de Mariah na época de Natal, mas também toda a indústria musical. Artistas de grande porte evitam lançar músicas em dezembro por conta do tsunami All I Want for Christmas, porque a dominância é total da cantora americana, do Brasil ao Japão, dos Estados Unidos até a África do Sul. O trenó de Carey sempre chega e inevitavelmente ela vai voltar ao topo.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895