Companhias de Porto Alegre participam de projeto de capacitação em artes cênicas

Companhias de Porto Alegre participam de projeto de capacitação em artes cênicas

INTERCENA inicia nesta quinta-feira, buscando desenvolver atividades para o intercâmbio cultural

Correio do Povo

O elemento primordial da proposta é a reinvenção de novos mercados para as artes

publicidade

O INTERCENA, um projeto de internacionalização das Artes Cênicas do Estado do Rio Grande do Sul, inicia nesta quinta-feira suas atividades de capacitação com 22 companhias de Porto Alegre. A ideia é que esses grupos se instrumentalizem - por meio de dicas, trocas de experiências e práticas - para entrar nos mercados nacionais e internacionais do teatro. O programa é estruturado em quatro eixos de ações que se interligam promovendo sinergia para potencializar a difusão da produção cênica.

A capacitação ocorre até o dia 29 de fevereiro e se propõe a desenvolver atividades para o intercâmbio de conhecimento e treinamento de agentes culturais e artistas, a fim de qualificar a percepção empresarial das artes, a abertura dos mercados, a internacionalização e o fortalecimento de redes e circuitos para ampliação das possibilidades de circulação dos seus espetáculos para todo o Brasil e também para outros. O elemento primordial da proposta é a reinvenção de novos mercados para as artes, a fim de garantir sua adaptabilidade e consequentemente a sobrevivência e a distribuição da produção de artes cênicas pelos territórios nacionais e internacionais.

O projeto é apontado como um caminho a ser seguido, já que se propõe a gerar e assegurar autonomia ao conquistar melhores condições para os artistas cênicos em toda cadeia produtiva. Contribuir, enfim, ao aprofundar a discussão de tópicos como difusão e circulação da produção de artes cênicas, formação de público, fomento ao intercâmbio nacional e internacional, investimento na qualificação artística, técnica e de gestão para a difusão da imagem do RS no Brasil e no exterior, além de impulsionar os mercados de trabalho e economias locais proporcionados pelos festivais do gênero.

Além da capacitação para vinte e duas companhias, o projeto prevê uma Rodada de Negócios com mais de trinta curadores e programadores de festivais nacionais e internacionais e ainda realizará o 1ª Seminário Internacional Sobre Festivais de Artes Cênicas. “Acreditamos que o INTERCENA contribuirá para a difusão e circulação da produção de artes cênicas. O projeto agrega qualificação artística, técnica e de gestão e tem a capacidade de potencializar a interface gerada com outros setores da economia e da sociedade, tais como turismo, educação, tecnologia, comunicação e ação social” destaca Alexandre Vargas, idealizador do projeto.

Confira as companhias selecionadas para o INTERCENA:
In.Co.Mo.De-Te
Muovere Cia de Dança
Caixa Do Elefante Teatro de Bonecos
Cia Teatro Lumbra
Companhia de Solos & Bem Acompanhados
Grupo de Teatro DePernasProAr
Oigalê Cooperativa de Artistas Teatrais
Rudinei Morales Teatro de Animação
A Sbornia KontrAtracka – Hique Gomes
El Juego de Antonia – Luciana Paz e Sérgio Lulkin
Anima Cia de Dança
Cia Rústica
Genifer Gerhard – Brasil Pequeno Itinerante
Usina do Trabalho do Ator – UTA
Terpsi Teatro de Dança
Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz
Cia Teatrofidico
Coletivo Errática
Eduardo Severino Cia de Dança
Grupo Ritornelo de Teatro
Projeto Gompa
Grupo Cerco
Suplentes:
Jogo de Cena Teatral
Coletivo Das Flor
Cia. Espaço em Branco
Grupo Jogo de Experimentação Cênica
Macarenando Dance Concept
Grupo Máscara EnCena

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quinta-feira, dia 18 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895