A escritora Conceição Evaristo será a primeira escritora negra a ter um acervo depositado no Arquivo Museu da Literatura Brasileira (AMLB) da Fundação Casa de Rui Barbosa. Conceição aceitou publicamente o convite do presidente da Fundação, Alexandre Santini, e destacou a importância de ocupar o espaço dedicado à memória e literatura da tradicional casa.
"Fico honrada e envaidecida de ser a primeira escritora negra a ter documentos doados a este importante acervo. Mas é muito importante que não seja a única, e que a minha entrada abra portas para muitas outras escritoras e escritores negros", ela disse.
Até o dia 29 de julho, a escritora realiza um curso gratuito na Fundação, com o tema “Uma arrebentação das margens". A poesia de mulheres afro-brasileiras”, na Casa Escrevivência, espaço dedicado ao trabalho de Conceição, que celebra um ano de atividades.
A escritora, poetista e professora foi também a primeira mulher negra a tomar posse na Academia Mineira de Letras, que ocupa desde o dia 8 de março deste ano. Evaristo é autora de “Olhos d'água” (ed. Pallas), “Ponciá Vicêncio” (ed. Pallas), “Becos da Memória” (ed. Pallas), “Poemas da Recordação e Outros movimentos” (ed. Malê), “Insubmissas Lágrimas de Mulheres: contos” (ed. Malê), entre outras obras.
- Zezé Di Camargo conta reação dos filhos ao anunciar herdeiro: “Tem de aumentar o patrimônio”
- Projeto vai oferecer oficinas gratuitas de escrita e teatro para mulheres em Porto Alegre
- Encontro musical celebra a obra de Lupicínio Rodrigues
- Ludmilla sofre acidente em casa e é levada ao hospital; entenda