Concerto da Orquestra Jovem do RS homenageia Portugal

Concerto da Orquestra Jovem do RS homenageia Portugal

Evento homenageia o Dia Estadual do Fado, celebrado em 1º de julho, dia do nascimento de Amália Rodrigues, a maior cantora de Fado de todos os tempos

Correio do Povo

Grupo Alma Lusitana participa do evento gratuito, que contempla canções dutorais, de Amália Rodrigues, Madredeus e K&K, entre outros.

publicidade

A Orquestra Jovem do RS (OJRS), a Maria Lisboa Casa de Fado e o Grupo Alma Lusitana farão  um tour pelos sons de Portugal, tendo como solista Julia Machado, às 19h, no teatro do Centro Histórico-Cultural da Santa Casa (Independência, 75). O evento tem entrada franca, mas a organização irá recolher alimentos não perecíveis e roupas em prol da Casa do Excepcional Santa Rita de Cássia.

O concerto homenageia o Dia Estadual do Fado – 1º de julho –, do nascimento de Amália Rodrigues, a maior cantora de Fado de todos os tempos, que propagou a cultura e idioma de Portugal ao longo de sua vida. Dela, serão interpretadas “Casa Portuguesa”; “Cheira bem Cheira a Lisboa”; “Coimbra”; “Nem às Paredes Confesso” e “Julia Florista”. Também no repertório, “A Portuguesa”, um dos símbolos nacionais portugueses; “Vira Virou” de Kleiton & Kledir, e “Haja o que Houver” e “O Pastor” do grupo Madredeus, entre outras. 

Criada em 2009, a Orquestra Jovem do RS tem foco na formação musical de crianças e adolescentes de baixa renda e integrantes da rede escolar, dos 10 aos 24 anos. Conduzida pelo maestro Telmo Jaconi, conta com 150 membros. 

Primeira Casa de Fado do Estado, a Maria Lisboa Casa de Fado, localizada na rua Olavo Bilac, foi reconhecida em 2021 como Ponto de Cultura. Uma família vinda da cidade do Porto trouxe em sua bagagem a esperança de uma vida melhor. O casal, seu único filho e sua neta compraram uma casa na rua Olavo Bilac, onde viveram por muitos anos. O patriarca era um guitarrista e fadista, que trouxe muitas lembranças de suas noites nos fados vadios da sua cidade natal. Seu bisneto formou um grupo de fado e música portuguesa, que utilizou a casa como sede. 

O Alma Lusitana iniciou suas atividades em 2005, sendo o único grupo de fado do sul do país. É formado por Jéferson Luz, que toca a guitarra portuguesa, carro-chefe do fado; Alana Porto Pereira, voz do grupo, há 15 anos envolvida com a cultura e a música portuguesas; Querim Zanette, músico experiente no fado e no tradicionalismo gaúcho no violão; e Maurício Montardo, tecladista que já trabalhou com vários artistas gaúchos, no grupo há 14 anos. O Alma Lusitana tem levado o que há de melhor dos fados, do tradicional ao moderno.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quinta-feira, dia 18 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895