Concerto da Ospa celebra os 200 anos de Édouard Lalo

Concerto da Ospa celebra os 200 anos de Édouard Lalo

O maestro François Benda e o violoncelista Rodrigo Andrade são os convidados da apresentação

Correio do Povo

Rodrigo Andrade se apresenta com violoncelo

publicidade

Os 200 anos de nascimento do compositor francês Édouard Lalo serão celebrados neste sábado, 15 de abril, pela Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa). O concerto “Lalo 200” começa às 17h, na Sala Sinfônica da Casa da OSPA, e inclui também obras do alemão Carl Maria von Weber e do checo Antonín Dvořák. Para a ocasião, o regente e clarinetista brasileiro François Benda volta a comandar a Sinfônica após nove anos, e o violoncelista Rodrigo Andrade é o solista do espetáculo. Antes do concerto, às 16h, Max Uriarte ministra o Notas de Concerto na Sala de Recitais, comentando o repertório da apresentação. 

Nascido em 27 de janeiro de 1823, o artista francês Édouard Lalo (1823-1892) iniciou seus estudos na música como violinista e começou a compor no fim da década de 1840. Seu estilo, baseado no romantismo alemão e influenciado por temas folclóricos espanhóis, destaca-se pela transparência na orquestração e força de seus temas melódicos. Um exemplo é o “Concerto para Violoncelo em Ré Menor”, escrito em 1876 e estreado no ano seguinte, em Paris. A obra foi um grande sucesso de público e crítica. Para executá-la, a Orquestra recebe o solista Rodrigo Andrade. O músico foi violoncelista da Ospa na década de 2000, atuou como solista das mais importantes orquestras do Brasil e atualmente é violoncelista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp).

O programa destaca fases distintas do romantismo europeu. A abertura da ópera “Der Freischütz”, de Carl Maria von Weber (1786-1826), considerado um dos primeiros grandes compositores românticos, dá início à apresentação. “‘Der Freischütz’ é considerada a primeira ópera de estilo alemão. Esta abertura, logo na primeira vez em que foi executada, foi repetida várias vezes devido ao grande sucesso. É uma das mais famosas aberturas da história da música”, comenta o maestro convidado François Benda, que regeu a Ospa pela última vez em 2014.

A “Sinfonia nº 9 em Mi Menor, Op. 95, ‘Novo Mundo’”, de Antonín Dvořák (1841-1904), encerra o concerto. François destaca as referências inovadoras do compositor nesta obra, como temas folclóricos da República Checa, ritmos negros e indianos que foram absorvidos por ele nos três anos como Diretor do Conservatório Nacional de Música da América, em Nova Iorque. O regente complementa que “essa sinfonia é considerada o ápice do romantismo, e Dvořák naturalmente é um compositor com melodias e harmonias fenomenais”.

O público pode assistir ao concerto presencialmente, ou em transmissão ao vivo, pelo YouTube. Os ingressos estão à venda no site Sympla por valores entre R$ 10 e R$ 50.

Serviço:

Concerto da Série Casa da OSPA – Lalo 200

Data: Sábado, 15 de abril de 2023

Início do concerto: às 17h

Palestra Notas de Concerto: às 16h, com Max Uriarte

Onde: Casa da OSPA - junto ao prédio CAFF – Av. Borges de Medeiros, 1.501, Porto Alegre


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste domingo, dia 28 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895