Concerto de Páscoa será realizado na quinta-feira, dia 4, em Porto Alegre

Concerto de Páscoa será realizado na quinta-feira, dia 4, em Porto Alegre

O grupo Porto Alegre Consort vai apresentar composições de Bach

Correio do Povo

Porto Alegre Consort tem como diretor artístico e regente Diego Schuck Biasibetti

publicidade

A interpretação da música antiga com destaque para as obras de Johann Sebastian Bach é uma especialidade do Porto Alegre Consort. O grupo vai apresentar um concerto de Páscoa, na próxima quinta-feira, 20h, na Igreja das Dores, quando serão apresentadas três obras do compositor que trazem o tema da Morte, da Súplica e do Consolo de Jesus Cristo.

A Cantata BWV 118 “O Jesu Christ, mein’s Lebens Licht” (Oh, Jesus Cristo, luz da minha vida) foi estreada em 1737 e reorquestrada em 1747 para um funeral. Foi baseada numa conhecida canção do início do século XVII a qual traz o sofrimento e o consolo de Jesus Cristo nos últimos momentos de vida.

A Cantata BWV 150 “Nach Dir, Herr, verlanget mich” (A Ti, Senhor, elevo minha alma) foi composta quando Bach tinha aproximadamente 22 anos de idade e traz como texto trechos do Salmo 25 e outros comentários anônimos.

Já a Cantata BWV 131 “Aus der Tiefen rufe ich, Herr, zu dir” (Das profundezas eu clamo, Senhor, por ti) é baseada no Salmo 130. Musicólogos consideram essas duas obras (BWV 150 e 131) como sendo suas primeiras composições no gênero.

O Porto Alegre Consort tem como diretor artístico e regente Diego Schuck Biasibetti e na preparação vocal Gisa Volkmann. Nesta apresentação, o grupo, que é bastante versátil, conforme o repertório, terá 13 instrumentistas, que performam com instrumentos que trazem as características dos utilizados nos séculos XVII e XVIII; e quatro solistas: a soprano Andiara Mumbach, o contratenor Rodrigo Bloch, o tenor Alexandre Kreismann e o baixo Eduardo Linn e 21 cantores no Coro.

Esta programação é uma atividade independente e conta com o patrocínio direto das Farmácias São João, Instituto Unimed RS e o apoio do Plaza São Rafael Hotel, o que possibilita a realização de forma gratuita do espetáculo.

A Igreja das Dores fica na Rua dos Andradas, 587, no Centro Histórico de Porto Alegre, com entrada também pelo estacionamento na Rua Riachuelo, 600.

*Para seu conforto, a organização recomenda chegar com, pelo menos, meia hora de antecedência.

SERVIÇO:

O QUÊ: Concerto de Páscoa com Porto Alegre Consort, solistas, coro e orquestra.

Regência: Diego Schuck Biasibetti

Preparação Vocal: Gisa Volkmann

•QUANDO: 4 de abril de 2024 – quinta-feira

•HORA: 20h

•LOCAL: Igreja Nossa Senhora das Dores – Rua dos Andradas, 587 ou Riachuelo, 600 – Centro Histórico, Porto Alegre/RS

Informações: (51) 9 99994595 | (54) 9 9998 7307


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta sexta-feira, dia 19 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895