Concerto gratuito ocorre no Centro Histórico

Concerto gratuito ocorre no Centro Histórico

Apresentação terá composições de Gregório Allegri e Leopold Keyser com instrumentistas e coral

Correio do Povo

A soprano Cintia de Los Santos será uma das solistas

publicidade

Nesta Sexta-feira Santa, um concerto gratuito será realizado às 17h. Sob o comando do maestro André Delair, a apresentação contará com elenco de 16 cantores e seis instrumentistas para interpretar o repertório escolhido. 
A primeira obra à capela, ou seja, sem acompanhamento instrumental, será “Miserere”, de Gregório Allegri, composição do início do século XVII sobre o salmo 50, que convida à reflexão. Esta música foi considerada como uma obra-prima admirada por gerações e que chegou a encantar grandes compositores como Mozart e Mendelssohn. Para a execução desta obra foram convidados cantores solistas consagrados de Porto Alegre. A segunda obra, também do mesmo compositor, será “Adoremus in aeternum”, uma obra de menor fôlego, mas que encanta pela beleza de suas harmonias, com música polifônica.
A parte final está reservada para o “Stabat Mater”, de autoria de Leopold Keyser. A obra barroca é construída sobre um poema medieval que aborda o momento da crucificação de Jesus Cristo, dentro do espírito da semana santa. Composta para coro, conjunto de cordas, órgão e cantores solistas, será interpretada pela primeira vez no Brasil.

SOLISTAS

A soprano Cintia de los Santos, o contratenor Rodrigo Bloch, o tenor Alexandre Kreismann e o baixo-barítono Guilherme Roman são os solistas convidados para estar à frente do coro e dos instrumentistas para interpretar esta obra de beleza rara e pouco conhecida do público, mesmo dos apreciadores da música erudita. A iniciativa para este concerto de Páscoa é do projeto Sacra Harmonia. 
Com duração aproximada de 50 minutos, o evento ocorrerá na Basílica Nossa Senhora das Dores, que tem entrada pela Rua dos Andradas, 587, ou pela rua Riachuelo, 630, Centro Histórico de Porto Alegre. A edificação foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHN).


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895