“Concertos Capitólio” apresentam Catarina Domenici e Daniel Wolff

“Concertos Capitólio” apresentam Catarina Domenici e Daniel Wolff

Pianista e violonista interpretam composições próprias

Correio do Povo

Pianista Catarina Domenici e violonista Daniel Wolff.

publicidade

Neste sábado, às 11h, a pianista Catarina Domenici e o violonista Daniel Wolff apresentam, na série Concertos Capitólio, um recital no qual interpretam algumas de suas composições próprias inéditas. O evento contará também com a participação de Ayres Potthoff (flauta), Camilo da Rosa Simões (violino), Cintia de los Santos (soprano) e Rodrigo Alquati (violoncelo). 

 O recital, com entrada franca, ocorre na Cinemateca Capitólio, que fica na Rua Demétrio Ribeiro, 1085, no Centro Histórico de Porto Alegre.
 

Sobre Catarina Domenici
Exerce ativa carreira como recitalista, camerista, docente e pesquisadora. Além de reconhecida solista detentora de prêmios expressivos ao longo de sua carreira, gravou o CD "Porto 60", premiado com dois Troféus Açorianos, angariando os mais altos elogios da crítica especializada. Também como camerista vem colhendo prêmios, como o de melhor camerista no VII Prêmio Eldorado de Música, Troféu Açorianos e o da APCA de São Paulo.

É Professora de Piano da Ufrgs desde 1993 e foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Música (2013-2015). Sua larga experiência como docente tem rendido frequentes convites para cursos de curta duração, masterclasses, palestras e recitais comentados no Brasil, EUA e Europa. Desenvolve pesquisa pioneira sobre interações compositor-performer na música contemporânea, que vem sendo apresentada em congressos na Europa, Ásia e América do Sul. Possui diversos trabalhos publicados e apresentados em congressos nacionais e internacionais. É membro fundadora e a primeira Presidente da Associação Brasileira de Performance Musical (Abrapem).
 
Sobre Daniel Wolff
Primeiro Doutor em Violão do Brasil, é Professor Titular da Ufrgs, onde criou os cursos de Mestrado e Doutorado em Violão. É constantemente requisitado para ministrar cursos e masterclasses em universidades e festivais de música no Brasil, EUA,  Alemanha, Portugal, México, Colômbia, Uruguai, Argentina, Bolívia e Peru. Foi também Professor Visitante da Universidade de Arte de Berlim (UdK).
 
Vencedor de importantes concursos nacionais e internacionais de violão, sua carreira inclui apresentações na América do Sul, Estados Unidos e Europa, destacando-se numerosas atuações como solista de importantes orquestras e um recital no Carnegie Hall (NY). Como compositor e arranjador, teve suas obras tocadas e gravadas por orquestras e grupos de câmara da Europa e das Américas. Sua participação como arranjador em diversos discos gravados nos Estados Unidos rendeu-lhe o Grammy Awards e duas vezes o Prêmio Açorianos de Melhor Arranjador.
 
Recebeu também prêmios por suas trilhas para cinema. Seu balé "Quadressencias" foi lançado em DVD pela Orquestra Sinfônica da UCS e Cia. de Dança de Caxias do Sul. Em 2017 foi vencedor do 4° Concurso Iberoamericano de Composição de Canção Popular “Ibermúsicas”. Publica suas obras pelas editoras alemãs Trekel, Tre Fontane e Verlag Neue Musik. Lançou diversos discos no Brasil, Uruguai e Alemanha, com gravações solo, canções, música de câmara e concertos para violão e orquestra. Além de numerosos elogios da crítica internacional, receberam nominações para o Grammy Awards e venceram diversos prêmios Açorianos.

 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 23 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895