Arte & Agenda

Concertos e recitais são opções eruditas nesta terça no RS

Orquestra Sinfônica da Capital se apresenta em Novo Hamburgo, com regência do maestro uruguaio Garcia Vigil

Concertos e recitais são opções eruditas em Porto Alegre nesta terça
Concertos e recitais são opções eruditas em Porto Alegre nesta terça Foto : Magela / Divulgação / CP
A noite desta terça conta com concertos e recitais na Capital e interior do Estado. A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre se apresenta em Novo Hamburgo, às 20h30min, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Pedro Adams Filho, 977). Serão executadas obras de Mozart, Mendelssohn e Schubert, com regência do maestro uruguaio Garcia Vigil e entrada franca. O espetáculo terá início com a abertura da ópera "As Bodas de Fígaro", seguindo com "Sonhos de Uma Noite de Verão", e finalizando com a "5ª Sinfonia" de Schubert. O maestro uruguaio Vigil já se apresentou nos Teatros Municipais de São Paulo e Rio de Janeiro, além se ter sido convidado pelo maestro Isaac Karabtchevsky a reger no Festival Sinfônico Internacional Mercosul Cultural. Também já esteve à frente de praticamente todas as orquestras sinfônicas da América Latina.

O Quinteto Persch faz concerto no Theatro Terezinha Petry Cardona, em Montenegro, às 20h30min. Adriano Persch, André Machado, Daniel Castilhos, Fernando Ávila e Luciano Rhoden. No programa, obras de Ferenc Farcas, Heitor Villa-Lobos, Modest Mussorgsky, César Guerra-Peixe, Aram Khatchaturian, Matyas Seiber e Antonio Carlos Gomes. O grupo iniciou as atividades em 1999, tendo como objetivo difundir o acordeom através da música de câmara, demonstrando versatilidade e oportunizando a exploração do instrumento com repertório erudito. É o único grupo no país com essa formação instrumental de música de câmara e proposta artística utilizando o acordeom.

A CCMQ (Andradas, 736) promove concerto de câmara, às 19h30min, na sala Luís Cosme. No programa, obras de Lauro Pecktor, Felipe Faraco, Rodrigo Meine, Henrique Mombach e Nativo Hoffmann Filho. Gabriel Policarpo e Vinícius Diniz participam nas violas; Gabriela Bock e Lucas Duarte, nos violoncelos.

Já o Instituto de Artes da Ufrgs promove, às 18h, no Auditorium Tasso Corrêa (Senhor dos Passos, 248), recital do grupo Flautarium, conjunto de flautas doces da Universidade. No programa, obras de Melchior Frank, William Brade e Paul Leenhouts.

Bookmark and Share

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste sábado, dia 24 de outubro de 2026

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio