Conheça filmes e séries estrelados pelo ator Lee Sun-kyun que foram sucesso mundial

Conheça filmes e séries estrelados pelo ator Lee Sun-kyun que foram sucesso mundial

O artista, que ficou conhecido pela atuação no filme “Parasita”, morreu no último dia 27

Luciana Vicente

Ator sul-coreano Lee Sun-kyun, que morreu em 27 de dezembro passado

publicidade

Os fãs de filmes e séries sul-coreanos foram surpreendidos com a morte de Lee Sun-kyun, aos 48 anos, no último dia 27 de dezembro. Com uma carreira de sucesso na Coreia do Sul, ele ficou conhecido mundialmente com a sua participação no premiado “Parasita”, de Bong Joon Ho, ganhador do Oscar de Melhor Filme, Roteiro Original, Diretor e Filme internacional em 2020. Por sua atuação, recebeu um prêmio como parte do elenco no Prêmio do Sindicato dos Atores (SAG Awards).

Chamado como "A Voz" por seus fãs na Coreia do Sul por causa do seu timbre grave, Lee lançou com sucesso uma produção este ano, sem previsão de estreia no Brasil. “Sleep” mescla terror e suspense, sendo estrelado também pela atriz Jung Yu Mi. O longa desfrutou de uma sequência ininterrupta de 12 dias em primeiro lugar nas bilheterias coreanas. Em 18 de setembro, o Conselho do Cinema Coreano anunciou que, no dia anterior, “Sleep” havia alcançado oficialmente um total de 1.031.009 espectadores – o que significa que foram necessários apenas 12 dias para atingir a marca de 1 milhão.

O thriller de terror e comédia conta a história de um feliz casal recém-casado cuja felicidade doméstica é perturbada quando o marido desenvolve um misterioso problema de sonambulismo. O filme também estreou na Semana da Crítica de Cannes.

Outro trabalho de 2023 do ator é a série “Payback”, na qual Lee interpreta Eun Yong, um titã do mundo dos negócios que leva uma vida reclusa nos pastos da Mongólia. Ele retorna à Coreia quando seu sobrinho pede ajuda para enfrentar pessoas corruptas e proteger sua família. A trama, disponível, nas plataformas Apple TV e Amazon Prime, conquistou boa audiência na televisão sul-coreana.

Em 2022, o premiado diretor Byun Sung Hyun trabalhou com Lee em “Fazedor de Reis: A Raposa da Eleição”, tendo como cenário a Coreia do Sul no início dos anos 60. Lee interpreta um farmacêutico que sonha em largar o emprego e tornar-se um estrategista político. Ele conhece Kim Woon Beom, um político de pouca relevância do partido opositor de esquerda. Tanto ele quanto seu partido estão passando por tempos difíceis – na esteira da Guerra da Coreia (1950-1953), o clima no país é de grande hostilidade contra os esquerdistas.

CARREIRA

Lee, nascido em Seul, estudou drama na Korea National University of Arts e fez sua estreia em “Behind the White Tower”, série dramática que leva os espectadores profundamente ao funcionamento político interno do campo médico. Na televisão, participou de séries como “Drama City”, “Pasta” e “Miss Korea”, todas em colaboração com o roteirista Seo Sook-hyang.

Em 2012, o ator fez a transição para o cinema e estrelou dois dos longas-metragens de maior bilheteria do mercado sul-coreano daquele ano: “Helpless”, de Byun Young-joo, e “All About My Wife”, de Min Kyu-dong. Com essas produções, consideradas de arte, sua carreira no cinema entrou em outro patamar.

De volta à televisão, foi com a série “My Mister”, de 2018, que Lee conquista definitivamente o público de k-drama. Dividindo a cena com a atriz e cantora IU, ele interpretou um engenheiro em crise profissional. Diante de uma realidade nada fácil, uma jovem mulher (IU) e um homem de meia-idade desenvolvem uma afinidade e se tornam fontes de afeto e consolo. Na trama, Lee Ji-an coloca uma escuta no telefone do personagem de Lee e passa a acompanhar tudo o que se passa na vida dele. A partir deste momento, a voz de Lee é o grande guia das cenas e da trama.

Em 2021, o ator protagonizou “Dr. Brain”, a primeira série original em coreano da Apple TV+, na qual interpretou Koh Se-won, um neurologista calculista que busca pistas por meio de experimentos cerebrais para desvendar um mistério familiar.

Lee era casado com a atriz Jeon Hye-jin, de 47 anos, com quem teve dois filhos.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895