Construção de museu Latino em Washington tem aprovação do Congresso

Construção de museu Latino em Washington tem aprovação do Congresso

O pacote orçamentário aprovado pelo Congresso dos EUA incluiu lei para construir museu latino, que coloca a cultura hispânica no centro de Washington

AFP

publicidade

O pacote orçamentário aprovado na segunda-feira pelo Congresso dos Estados Unidos incluiu uma lei para construir um museu latino, que coloca a cultura hispânica no centro de Washington.

Para Estuardo Rodríguez, um dos principais promotores desta ideia, este é um "sonho tornado realidade" após mais de duas décadas de luta e constitui também uma "validação" e um "reconhecimento" para a população latina dos Estados Unidos, em um ano particularmente difícil devido à pandemia.

"Isso nos dá esperança, no final de um ano tão difícil, de que o trabalho e o sacrifício de nossos avós não foram em vão", disse Rodríguez, CEO dos Amigos do Museu Nacional Latino-Americano, à AFP.

A aprovação também incluiu um item para a criação de um museu sobre a história da mulher, estabelecendo um longo debate no Congresso e na sociedade sobre se essas iniciativas constituem uma fragmentação da identidade americana ou uma celebração da diversidade.

Agora a lei deve ser assinada pelo presidente republicano Donald Trump, dando lugar a um longo processo que pode durar até uma década até que as instituições abram suas portas.

Danny Vargas, presidente do conselho da organização Amigos do Museu Nacional Latino-Americano, disse em comunicado que o processamento dessa lei "culmina um esforço de décadas para criar uma instituição que celebre e comemore quase 500 anos de contribuições do Latinos" no país.


publicidade

publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895