Consumo de música por streaming volta a crescer
Número de assinantes chegou a 112 milhões no ano passado
publicidade
Ainda de acordo com o relatório, o mercado de música gravada no Brasil, após quase três anos de crescimento, voltou a sofrer queda de 2,8%, influenciado pelo declínio nas vendas de CDs e DVDs musicais, cujo mercado varejista demonstra sentir com mais força os efeitos da crise econômica do País. O mercado digital, entretanto, caminha no sentido contrário. O consumo de streaming cresceu 52,4% em relação ao ano passado.
Segundo o presidente da Pro-Musica Brasil, Paulo Rosa, o streaming já é o principal modelo de distribuição de música do setor fonográfico. "Acontece no Brasil exatamente o que vem acontecendo em quase todos os mercados do mundo: crescimento significativo de assinantes de plataformas de streaming de áudio, combinando com elevação, embora num ritmo mais lento, das receitas com publicidade originadas em plataformas de streaming de áudio e vídeo. O mercado brasileiro de música já é predominantemente digital", afirma.
As receitas do segmento digital correspondem a 49% do total do mercado fonográfico, informou também o relatório. "Se consideramos apenas o mercado físico (CDs, DVDs, vinil) comparado ao digital (streaming, downloads etc), a proporção é de 22,8% para o físico e 77,2% para o digital", conclui Rosa.
A Federação Internacional da Indústria Fonográfica também divulgou um ranking com as músicas mais ouvidas por streaming em 2016. "Sorry", de Justin Bieber, lidera a lista, seguida por "Work", de Rihanna, e "One Dance", de Drake. "10%", da dupla sertaneja Maiara e Maraisa, e "Sosseguei", de Jorge e Mateus, também aparecem na lista.
Veja o top 10:
1 - "Sorry" (Justin Bieber)
2 - "Work" (Rihanna)
3 - "One Dance" (Drake)
4 - "10%" (Maiara e Maraisa)
5 - "Sosseguei" (Jorge e Mateus)
6 - "Love Yourself" (Justin Bieber)
7 - "Medo Bobo" (Maiara e Maraisa)
8 - "Work from Home" (Fifth Harmony)
9 - "This is What You Came For" (Calvin Harris)
10 - "A Rosa e o Beija-Flor" (Matheus e Kauan)