“Conversa Dramática” recebe Viviane Juguero

“Conversa Dramática” recebe Viviane Juguero

Transmissão será hoje, a partir das 20h, no YouTube Leituras do Drama Contemporâneo UFPel

Por
Vera Pinto

Diretora, dramaturga e atriz Viviane Juguero


publicidade

O projeto de pesquisa Leituras do Drama Contemporâneo, vinculado ao curso de Teatro-Licenciatura do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), estreou recentemente a série de entrevistas “Conversa Dramática”. Em agosto, a convidada será Viviane Rosa Juguero, nesta terça-feira, a partir das 20h, com transmissão ao vivo pelo YouTube, no canal do projeto. A entrevista será conduzida pela professora Fernanda Vieira Fernandes (coordenadora do projeto) e pelo professor de teatro e colaborador Mario Celso.

Viviane Rosa Juguero é mestra e doutora em Artes Cênicas (Ufrgs), com estágio doutoral na UW-Madison, nos EUA (PDSE/CAPES). No doutorado, desenvolveu o conceito de “Dramaturgia Radical”, com base na noção de radicalidade de Paulo Freire. Em 2020, foi autora estudada em duas edições do curso Dramaturgia Negra (Itaú Cultural). Como dramaturga e investigadora, criou textos e músicas para peças de teatro, filmes e livros, além de artigos, encenados ou publicados no Brasil e no exterior. Destaca-se a publicação de seu texto “Cavalo de Santo”, na coletânea “Dramaturgia Negra”, publicada pela Funarte em 2019. Juguero integra o Centro Brasileiro, a Associação Internacional e a Rede de Pesquisadores de Teatro para a Infância e Juventude (CBTIJ / ASSITEJ / ITYARN).


“Conversa Dramática” é uma ação que prevê entrevistas com pessoas ligadas ao teatro e, mais especificamente, à escrita dramática. A cada novo episódio, de periodicidade mensal, convidados e convidadas compartilharão um pouco de suas ideias, experiências, processos e olhares.