Cortejo e distribuição de rosas marcam o fim da Feira do Livro

Cortejo e distribuição de rosas marcam o fim da Feira do Livro

Evento literário no Centro de Porto Alegre terminou após 18 dias na Praça da Alfândega

Correio do Povo

Feira do Livro terminou neste domingo

publicidade

Com a patrona da Feira, a poeta Maria Carpi, e o presidente da presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL), Isatir Antonio Bottin Filho, à frente do cortejo, foi encerrada na noite deste domigo a 64ª Feira do Livro. A chuva chegou a ameaçar, no meio da tarde o céu ficou muito nublado, mas acabou não vindo no último dia do evento.

O cortejo iniciou-se na Avenida Sepúlveda e contou com mais de duzentas pessoas na caminhada. Houve distribuição de rosas aos livreiros, enquanto um trio de músicos tocava a tradicional marchinha de Carnaval “Está Chegando a Hora”, cantada a plenos pulmões por todos os participantes do trajeto, que terminou na Praça de Autógrafos, onde houve uma apresentação musical. “Obrigado à nossa patrona Maria Carpi. E até a 65ª Feira, no próximo ano”, disse Isatir após a caminhada.

Pelo terceiro ano seguido, a patrona foi uma mulher. Antes de Maria Carpi, vieram Cíntia Moscovich em 2016, e Valéria de Assis em 2017. O país convidado e homenageado foi a República Tcheca, que exatamente neste ano comemorou seus 100 anos como república independente, 50 anos da Primavera de Praga e 25 anos da separação da República Eslovaca e a dissolução da Tchecoslováquia.

A Feira do Livro teve a duração de 18 dias, contando com 105 bancas de livros (85 na área geral, 13 na área infantil e sete na área internacional), e teve a realização de mais de 650 sessões de autógrafos, com a presença de mais de 2 mil autores. Nestes dias intensos, houve a participação de importantes escritores brasileiros, como a carioca Marta Lagarta, o quadrinista Edgar Franco, a pernambucana Lenice Gomes, e estrangeiros, como australiano Stephen Michael King, ruandesa Scholastique Mukasonga, a portuguesa Ana Margarida de Carvalho, a norueguesa Marta Breen, o poeta português Gonçalo Ferraz e a franco-brasileira Paula Anacaona.

Também receberam atenção autores gaúchos como Juremir Machado da Silva, Alcy Cheuiche, Rafael Guimaraens, Letícia Wierzchowski, o historiador Rodrigo Trespach e a radialista Katia Suman.

Nesta segunda-feira, a partir das 11h, a Câmara do Livro promove uma coletiva de imprensa para apresentação dos resultados da Feira, no primeiro andar do Memorial do RS. Estarão presentes ao evento Isatir Antonio Bottin Filho; a coordenadora da programação para público adulto, Jussara Rodrigues, e a coordenadora da Área Infantil e Juvenil, Sônia Zanchetta.

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 23 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895