Cortejo para celebrar o Patrimônio Cultural no Centro Histórico de Porto Alegre

Cortejo para celebrar o Patrimônio Cultural no Centro Histórico de Porto Alegre

A quinta edição do Dia Estadual do Patrimônio ganha caminhada neste domingo, dia 20 de agosto

Correio do Povo

Cortejo na Capital será realizado no dia 20 por locais como Teatro de Arena, Palácio Piratini e Biblioteca Pública

publicidade

A quinta edição do Dia Estadual do Patrimônio Cultural promete movimentar Porto Alegre com um cortejo por espaços culturais do Centro Histórico. O percurso será realizado domingo, dia  20 de agosto, e vai oportunizar que participantes conheçam instituições vinculadas às Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). 

A atividade é gratuita e faz parte da programação do Dia Estadual do Patrimônio Cultural, celebrado sempre no terceiro fim de semana de agosto. Os espaços poderão ser visitados, com a mediação de um guia.

O percurso a pé tem extensão aproximada de dois quilômetros e o ponto de partida será o Teatro de Arena, na Escadaria da Borges, às 17h. Em seguida, o cortejo segue para o Museu Julio de Castilhos, Palácio Piratini, Theatro São Pedro (TSP), Biblioteca Pública do Estado (BPE), Memorial do Rio Grande do Sul, Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs) - incluindo o Arquivo Histórico do RS e o Museu Antropológico do RS (Mars) -, Museu da Comunicação Hipólito José da Costa (MuseCom) e Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ).

Durante a visitação, o público vai receber informações sobre a importância histórica e cultural das instituições para o Rio Grande do Sul - além de poder conferir performances artísticas que vão aproximá-lo dos espaços, valorizando ações de salvaguarda e difusão da memória, da cultura e do patrimônio.

Em caso de chuva, o evento será adaptado para acontecer dentro da Casa de Cultura Mario Quintana, incluindo o cortejo, que vai acontecer nas passarelas e corredores da CCMQ, com a projeção de um vídeo sobre cada equipamento cultural.

Foi criado o Passaporte do Dia Estadual do Patrimônio Cultural, que pode ser retirado nos dias 19 e 20 de agosto, de forma gratuita, em qualquer uma das instituições que integram a programação. O participante deve carimbá-lo em cada instituição visitada, e ao acumular pelo menos cinco registros, terá direito a um kit cultural a ser retirados na CCMQ. 

Em todo o Rio Grande do Sul, mais de 110 municípios já estão cadastrados para participar das celebrações do Dia Estadual do Patrimônio Cultural, totalizando mais de 250 atividades.

Este ano, o tema do Dia do Patrimônio é “Cultura e Cidadania", e a programação vai destacar a diversidade cultural dos municípios gaúchos, a participação cidadã e o direito de acesso às manifestações.

As comemorações do Dia Estadual do Patrimônio Cultural começaram em 2019, e é uma promoção da Sedac, por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae), do Departamento de Memória e Patrimônio (DMP) e do Sistema Estadual de Museus (SEM).

Confira o roteiro da caminha no dia 20 de agosto em Porto Alegre: 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895