Cristina Canale apresenta exposição inédita em Porto Alegre

Cristina Canale apresenta exposição inédita em Porto Alegre

Artista carioca estabelecida na Alemanha exibe conjunto de pinturas no Instituto Ling, a partir desta terça-feira, dia 27

Correio do Povo

Cristina exibe pinturas a óleo sobre linho ou tela, além de desenhos em aquarela e técnica mista, com elementos antropomorfos e botânicos.

publicidade

O Instituto Ling (João Caetano, 440) abre seu calendário de exposições em 2024 recebendo a mostra inédita “A Casa e o Sopro”, com 22 trabalhos de Cristina Canale, artista carioca estabelecida na Alemanha. Com curadoria de Daniela Labra, a seleção conta com pinturas a óleo sobre linho ou tela, além de desenhos em aquarela e técnica mista, em composições de cores vibrantes com elementos antropomorfos e botânicos.

A inauguração é nesta terça-feira, dia 27 de fevereiro, às 19h, com um bate-papo entre a artista e a curadora. Para participar, basta fazer a inscrição prévia e sem custo pelo site do Ling.

A Casa e o Sopro

A pintura mais antiga exibida na galeria do centro cultural é ‘Branco de Medo’, de 1992, que abre a visita, com uma paleta de cor baixa e figuras de contornos difusos, que pertence a uma fase de investigação em modulação cromática da artista. A mais recente é a inédita ‘Sopro’, de 2023, que contém alguns antecedentes formais de sua obra, com composição e texturas.

O título da mostra remete à presença de elementos "sólidos" ou "gasosos" contrastantes. "Ele alude às mitologias do sopro que dá vida ao barro, ou mesmo ao vidro – material rígido translúcido resultante da transmutação de massa liquefeita soprada. Examinando a relação entre opacidade e transparência, a casa como signo de solidez contrasta com a imaterialidade do ar/sopro, cuja força pode tanto destruir como servir de alento, regeneração ou agente polinizador", explica Daniela em seu texto curatorial.

Cristina Canale

Cristina Canale iniciou seus estudos na década de 1980, na Escola de Artes do Parque Lage, na capital carioca, onde participou da icônica exposição coletiva ‘Como vai você Geração 80?’ em 1984. Após firmar-se na cena brasileira como parte da Geração 80, recebeu, em 1993, uma bolsa atelier-residência do Estado de Brandemburgo, na Alemanha, e outra bolsa de estudos do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) na Academia de Artes de Düsseldorf. Entre as suas exposições recentes, estão The Encounter, Galeria Nara Roesler, Nova York (2021); Memento Vivere, Galeria Nara Roesler, SP (2023); e a coletiva ‘Crônicas Cariocas’, MAR, RJ (2021).

Visitação

Até 1º de junho, de segundas a sábados (exceto feriados), das 10h30 às 20h. Há também a possibilidade de agendamentos com mediação para grupos, sem custo, mediante inscrição no site do Ling.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste domingo, dia 28 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895