Culinária típica alemã é destaque na Serra

Culinária típica alemã é destaque na Serra

Banquetes coloniais inspirados na tradição do kerb, uma festa típica alemã, retratam o cardápio

Halder Ramos

Banquetes coloniais inspirados na tradição do kerb, uma festa típica alemã, retratam o cardápio

publicidade

O setor gastronômico é um dos pontos fortes do turismo na Região das Hortênsias. Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Picada Café e São Francisco de Paula contam com variadas opções gastronômicas. São mais de 300 estabelecimentos de refeição fora do lar. Além de fondues, cafés coloniais, casas de massa e galeto, a região conta com restaurantes de comida típica alemã. O atendimento diferenciado e a qualidade dos produtos utilizados no preparo dos pratos tornam diferenciada a experiência gastronômica pela região.

Com colonização alemã, Nova Petrópolis desponta no segmento. Além de ruas arborizadas e floridas e do estilo arquitônico enxaimel, a herança dos alemães marca a culinária local. Os banquetes coloniais inspirados na tradição do kerb, uma festa típica alemã caracterizada pela mesa farta, retratam o cardápio oferecido pelo restaurante Colina Verde, um dos mais consagrados da região. Predominam receitas tradicionais da culinária alemã mescladas a algumas receitas italianas e gaúchas. Todos os pratos são preparados artesanalmente em fogão à lenha e servidos por atendentes com trajes típicos alemães que estão sempre à disposição para repetir qualquer prato à vontade.

Na mesa, mais de 10 variedades de pratos, indo desde o famoso joelho de porco com salsichas, o Eisbein, até o Knodel (nhoque recheado com lingüiça, queijo e bacon), passando pelos lombinhos de porco à milanesa, frango ao forno com maçãs doces, matambre enrolado, almôndegas ao forno, chucrute, salsicha bock, kassler, purê de batatas e panquecas de maçã, além de um diversificado buffet de sobremesas, que está incluso no valor do almoço. O Colina Verde também oferece o apfelstrudel, que é a tradicional torta de maçãs alemã. O restaurante fica no topo de uma colina, com belo visual. 

Na febre das cervejas artesanais, a região conta com uma experiência diferenciada. Quem procura por comida típica alemã, pode embarcar na Serra Bier – Rota Cervejeira, que oferece passeios por cervejarias de Gramado e Canela desde 2011. Em Kombis temáticas e personalizadas, os passageiros da Rota Cervejeira fazem degustações de cervejas especiais na Gram Bier e Rasen Bier, em Gramado. Nos finais de semana, o passeio termina com degustação e almoço típico alemão na Cervejaria do Farol, em Canela.

Com a tradição de produzir há mais de 250 anos na Alemanha, a cervejaria utiliza a pureza da água de Canela para fabricar uma cerveja com alto grau de qualidade. Além de uma cerveja artesanal autêntica, a Farol é destaque também na área gastronômica. O Eisben é o carro-chefe, mas o menu é completo: salsicha bock, chucrute e massas com variados tipos de molho compõem o buffet.

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895